21 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > A evolução no vestuário feminino

A evolução no vestuário feminino

08/03/2013 17h51 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
A evolução no vestuário feminino

A moda feminina na história da indumentária passou por várias mudanças e evoluções ao longo do tempo ela modificou-se de acordo com o período e mudanças sociais de cada época.

O período chamado de Belle Époque iniciado no final do século XIX que teve duração até o inicio da Primeira Guerra Mundial é associado ao bem-viver e ao estado de espírito das pessoas na Europa na época. O exagero e a ostentação reinavam e eram representadas pelo volume excessivo, pelas penas, rendas e pérolas, além de babados, plissados, bordados, lantejoulas, rufos e outros ornamentos nos trajes femininos.

As saias nesta época eram amplas e compridas num ambiente muito romântico. Porém a 2ª Guerra Mundial veio transformar, novamente, as tendências. Com ela as mulheres sofreram limitações horríveis e tiveram de substituir os homens no mercado de trabalho.
Assim, instaurou-se uma moda mais funcional onde se usavam roupas de estilo militar e saias mais curtas e retas com tecidos muito simples devido à pobreza no continente.

Já mais a frente por volta dos anos 60 a juventude marcou a sua posição e intervenção na moda. Esta situação foi provocada por alterações econômicas, políticas e sociais. Porém, foi a musica a principal libertadora das mentalidades jovens, reprimidas durante muito tempo. A década de 70 ficou marcada pela diversidade de formas e de estilos.

Nesse período surgiu duas correntes de moda jovem, o psicodelismo com suas saias curtas, extravagantes, coloridas e chamativas e o hippie com saias longas e estilo indiano.

A todas estas mudanças juntou-se a crescente popularidade do feminismo, o que implicou em uma “masculinização” das roupas, pois as mulheres procuravam a comodidade em vez da beleza, nascendo, assim, a roupa uni sexo.

Na década de 80 chegaram os brilhos e as festas da “febre de sábado à noite” onde a lycra ganhou importância relativamente ao algodão e começou a moda das botas e sapatos de tacão do tipo sueco, exageradamente altos.

E por fim dos anos 90 até hoje a moda foi-se aperfeiçoando a medida que a década evoluía. O minúsculo top que tinha aparecido na década de 70 começou a ser vendido novamente como roupa interior no vestuário feminino. Hoje a moda passou a ser mais ligeira, individual, muito adaptável e para todos os gostos.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x