30 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Abertas inscrições para exame de proficiência em Língua Portuguesa

Abertas inscrições para exame de proficiência em Língua Portuguesa

26/02/2014 14h36 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Abertas inscrições para exame de proficiência em Língua Portuguesa

Até o dia 10 de março estão abertas as inscrições no Exame de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), edição 2014/1. O exame é organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” (Inep), vinculado ao Ministério da Educação, e a UFSCar é credenciada como posto aplicador do exame.

 

O certificado é outorgado de acordo com o nível de proficiência dos candidatos, nas classificações “Intermediário”, “Intermediário Superior”, “Avançado” e “Avançado Superior”. As provas serão realizadas no período de 8 a 10 de abril. As inscrições devem ser feitas pela Internet, no site do Exame, em http://celpebras.inep.gov.br/inscricao.

O Celpe-Bras é o único certificado em Português do Brasil com reconhecimento oficial do governo brasileiro. Desde 2009, a UFSCar é credenciada pelo MEC como posto aplicador do exame, resultado do trabalho desenvolvido pela Universidade no ensino de Português para estrangeiros. A UFSCar possui infraestrutura adequada, com salas e espaços preparados para a aplicação do Exame, além de uma equipe de profissionais capacitados para a sua organização e realização.

O exame é aplicado no Brasil e em outros países com o apoio do Ministério das Relações Exteriores. Internacionalmente, o Celpe-Bras é aceito em empresas e instituições de ensino como comprovação de competência na Língua Portuguesa e, no Brasil, é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação.

 

Os procedimentos de inscrição e avaliação podem ser conferidos na página do exame no Inep, em http://portal.inep.gov.br/celpebras. Informações específicas acerca de procedimentos e da aplicação do exame pelo posto aplicador UFSCar podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x