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Adolescente supera depressão e ansiedade através da escrita

Esther tem 17 anos e é aluna da E.E. Álvaro Guião, em São Carlos; ela já escreveu, pelo menos, 7 livros

30/07/2020 08h54 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Adolescente supera depressão e ansiedade através da escrita Foto: Abner Amiel / Colaborador

Uma estudante da Escola Estadual Álvaro Guião encontrou na literatura uma forma de expressar os seus sentimentos. A vida da aluna foi transformada, quando em uma caneta e em folhas de papel, criou refúgio, para manifestar suas emoções por meio de personagens fictícios.

A profundidade dos conflitos vividos pelos personagens criados pela estudante do terceiro ano, Esther Rosa, de 17 anos, despertaram a atenção de amigos e professores, uma vez que levam os leitores a refletirem sobre conflitos existenciais.

A escritora adolescente redigiu até o momento sete histórias sobre aventura, fantasia e suspense, que são: Quatro Elementos, Entre Tayler e Tayler, O Amor É, O Urso Negro, O Guardião do Paraíso, Carly, S.O.S Planeta Terra: O diamante de Cartwheel.

A história o “O Urso Negro” é a única publicada no aplicativo Wattpad (comunidade de leitores e escritores) e pode ser lida integralmente e gratuitamente. A história narra o desafio de doze irmãos que são mandados embora de casa para um país longe. Tendo que morar em uma residência, na qual é o motivo da maior superstição das pessoas a sua volta, os personagens precisam conviver com paranormalidades que acontecem entre eles, causando brigas, ataques e medo.

As demais histórias, Esther publicou alguns trechos nas redes sociais e guarda o acervo completo em uma pasta no formato de livros. A jovem disse que tudo começou a partir dos 10 anos. Quando era criança, na escola, enfrentou o bullying por estar acima do peso e acabou desenvolvendo depressão e ansiedade.

“Como eu era criança, não sabia ao certo o que estava acontecendo comigo e eu não tinha voz o suficiente para falar com meus pais sobre os problemas”, afirmou a adolescente.

Foi então que ela começou a escrever aleatoriamente histórias curtas. “Eu expressava o que estava sentindo e passava para os sentimentos do protagonista da história, que no final, o personagem principal sempre arranjava uma solução para seus (e meus) problemas”, contou a escritora, ressaltando que atualmente experiências pessoais e músicas inspiram as suas histórias.

A adolescente afirma que é leitora assídua de histórias sobre utopia e aventura. O livro que mais gostou de ler foi a Saga do Maze Runner (possui uma trilogia em filme). O sonho da garota é ser escritora e atriz e ver suas histórias publicadas em livros de editoras e se tornarem roteiros de filmes.

Ela relembrou que familiares e amigos próximos chegaram a ler suas histórias e se identificaram com os dramas e dilemas que seus personagens enfrentam.

“Eu sei o quanto minhas histórias têm significado, não só pra mim, mas para aqueles que leram e me disseram o quanto os tocou emocionalmente. Minhas histórias em livros ajudariam pessoas a lidar com aquilo que elas não conseguem achar solução. Não precisam passar necessariamente pelo o que passei, mas sei que de alguma forma poderá ajudar”, argumentou.

Projeto de Vida

Esther tem recebido apoio das aulas do Projeto de Vida, que faz parte do Programa Inova Educação, da Secretaria da Educação Estadual, administradas por Sonia Appleby, professora de Português e Inglês, na Escola Estadual Álvaro Guião.

O principal objetivo da matéria é contribuir para a concretização dos sonhos dos alunos, trabalhando com algumas competências socioemocionais, com a finalidade de ajudar os estudantes a lidarem com situações do cotidiano, especialmente neste momento de pandemia.

Foi em umas das atividades remotas propostas aos alunos sobre planejamento de um projeto de autorrealização que a professora Sonia observou a aptidão da aluna Esther para escrever, a qual ela mencionava que a sua autorrealização seria escrever e publicar pelo menos um livro no período de um ano.

“Isto me trouxe muita felicidade, por ver uma aluna tão dedicada, inteligente e com tanta determinação nesta fase de intensas transformações e dúvidas para os jovens que estão deixando o Ensino Médio, e ela já estar começando a construir sua identidade”, afirmou a professora.

A docente disse que procura sempre incentivar e auxiliar Esther a buscar realizar o sonho de ser escritora. “Procuro fazer comentário e sugestões para auxiliá-la na criação de uma mentalidade proativa”, ressaltou.

A dirigente Regional de Ensino da região de São Carlos, Débora Gonzales Costa Blanco, elogiou Esther e relembrou o desafio estudantil neste período de quarentena.

“Esther é uma excelente aluna, muita participativa e através das aulas de Projeto de Vida, que faz parte do programa Inova Educação, foi encorajada a mostrar suas histórias e concretizar os seus sonhos entre eles se tornar uma escritora. Nesse momento de isolamento social, em muitos casos, a aproximação entre professor e aluno foi intensificada. E temos esse belo exemplo, Esther e Sônia, professora de Projeto de Vida. Temos muito orgulho de tê-la como aluna”, ressaltou a dirigente.

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