7 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Alto índice de radiação ultravioleta pede cuidados especiais

Alto índice de radiação ultravioleta pede cuidados especiais

22/01/2014 23h31 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Alto índice de radiação ultravioleta pede cuidados especiais

A exemplo dos últimos dias, os termômetros devem continuar marcando máximas escaldantes em São Carlos e região. Além de tomar alguns cuidados básicos com a saúde para não sofrer tanto com o calor, especialistas alertam para a necessidade de se prevenir contra a ação dos raios ultravioleta (UV), que estão em nível extremo nessa época do ano.

 

Em entrevista ao Primeira Página, o dermatologista Maçatochi Kiyomura, explicou que existem dois tipos de raios ultravioleta, UVA e UVB. A ultravioleta A já está presente em alta concentração desde o amanhecer e permanece constante durante todo o dia, ela que é responsável pelo bronzeamento, manchas, enrugamento da pele e catarata em pessoas de olhos claros. Já a ultravioleta B aparece em pequena quantidade pela manhã e tem picos de intensidade no meio do dia, ela é responsável pelas queimaduras solares na pele. “As duas são responsáveis pela alteração da pele para a formação de câncer, então é necessário se proteger e não abusar do sol”, diz.

O médico afirma que não é indicado tomar sol no período das 9 às 15 horas e aconselha o uso do filtro solar todos os dias. “A primeira coisa é uma boa hidratação oral, tomar bastante água, não sair no sol direto e usar filtro solar, de preferência os farmacêuticos. O procedimento é lavar o rosto e aplicar uma quantidade generosa do produto na pele e retocar uma vez no meio do dia”, recomenda Maçatochi.

Em relação aos tipos de filtros solares ele explica que os que possuem Fator de Proteção Solar (FPS), protege apenas dos raios UVB, para não ocorrer queimaduras na pele. “Quanto mais alto o FPS, mais alto a proteção contra a ultravioleta B, que não deixa queimaduras, porém bronzeia bastante, pois não tem o fator de proteção UVA. Para manchas e envelhecimento o indicado é passar um filtro anti UVA que já vem junto um FPS alto, pois o filtro solar só protege contra o UVA se tiver um FPS bem alto”, afirma o dermatologista.

A farmacêutica da Farmácia Rosário, Brígida Mazza, contou que a procura por filtros solares tem aumentado bastante, principalmente nessa época do ano. “A procura pelos filtros solares aumentou cerca de 20% nos últimos três meses comparados ao mesmo período do ano passado. O aumento é devido às viagens de férias para o litoral”, conta ela.

Nos outros meses do ano Brígida afirma que também existe uma clientela menor, que compra esses produtos constantemente para usar no dia-a-dia. “Hoje também aumentou bastante a procura do público masculino, muitos usam diariamente para evitar danos na pele”, confessa.

Brígida acredita que os filtros feitos em laboratórios farmacêuticos apresentam uma qualidade melhor do que os que são cosméticos. “As pessoas procuram mais por fatores maiores e tentam unir o preço e a qualidade”, diz.

A grande parte da população ainda não usa filtro solar. “O mais importante é a conscientização, pois o maior risco é o câncer de pele que está crescente no Brasil e sua causa é a exposição solar”, finaliza o médico.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x