17 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Alunos da UFSCar se interagem com escola de Araras

Alunos da UFSCar se interagem com escola de Araras

18/10/2012 16h47 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Alunos da UFSCar se interagem com escola de Araras

Nos dia 9 e 10 de outubro, um grupo do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid), do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), promoveu eventos na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Adalgisa Petrim Balestro Franzini, localizada na região leste de Araras. Foi organizado o concurso “Soletrando”, em que houve premiação entre os primeiros colocados, além de apresentações musicais e números de mágica do aluno de Física da UFSCar, Rafael Medeiros.

 

Os eventos e a integração entre a escola de Ensino Fundamental, que também atende ao Ensino de Jovens e Adultos no período noturno, e a Universidade estão provocando efeitos positivos, valorizados por vários setores da instituição. “A escola precisava destas iniciativas, já que os alunos do bairro são carentes em termos de diversão e interação”, diz a professora de História da EMEF Michele Roberta Rocha.

O trabalho do Pibid tem fomentado a aprendizagem e curiosidade dos alunos que muitas vezes passam despercebidos e desvalorizados pelas condições sociais. Um bom exemplo para ilustrar os resultados positivos foi a conquista da medalha de ouro nas olimpíadas de Astronomia realizada entre as escolas da cidade, pelo aluno Luiz Fernando Oliveira. “Isso foi fruto do trabalho feito em sala de aula em conjunto com os integrantes do Pibid”, afirma a diretora da escola, Michele Renata Figueiredo, que enfatiza essa ponte que os alunos da UFSCar fazem entre alunos e professores.

Além desses eventos de caráter mais festivo, os alunos do Pibid também organizam palestras sobre diversos assuntos. Eles procuram atender e ensinar os alunos de maneira que haja maior interação e interesse dos alunos do Adalgisa. “O que mais me chama a atenção é a linguagem deles para com os alunos, pois vejo que eles conquistam o respeito dos mais indisciplinados. Isso só enriquece o trabalho na escola porque trazem o conhecimento de maneira lúdica e prazerosa”, afirma Ana Maria Dorta, diretora de Educação de Jovens e Adultos, que presta apoio à escola.

A aluna e vencedora do “Soletrando”, Elaine Pires, do 8º ano, aprecia as novidades que os universitários trazem à escola e sugere que “seria legal se pudessem realizar ainda mais palestras e apresentar novas pesquisas”. Para a integrante do Pibid e aluna do curso de Ciências Biológicas, Janaína Leite de Souza, o objetivo é quebrar essa distância hierárquica que há entre o aluno e o professor. “Queremos construir uma ideia nova de convivência na escola. Antes era uma hierarquia e agora o intuito é gerar uma interação e comunicação maior entre alunos e professores”, relata.

O grupo da UFSCar é composto pelos alunos Alexandre Tolentino, Pedro Boraschi e Vinícius Barros, do curso de Física; Amanda Lanças, Larissa Chariel da Silva e Janaina Leite de Souza, do curso de Ciências Biológicas; e André Pereira, do curso de Química. A orientação do Pibid é feita pela docente Fernanda Vilhena Mafra Bazon, do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME) e supervisionada por Roselei Batistella, professora do Adalgisa. O grupo frequenta a escola semanalmente e esse apoio se estenderá até abril de 2013, com a possibilidade de renovação do Programa. A próxima atividade a ser realizada pelo grupo será o Projeto África, em novembro. A iniciativa abordará temas interdisciplinares relacionados ao continente, bem como o meio ambiente. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x