11 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Áreas de descarte ilegal são relacionadas para intensificar fiscalização

Áreas de descarte ilegal são relacionadas para intensificar fiscalização

06/09/2013 00h14 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Áreas de descarte ilegal são relacionadas para intensificar fiscalização

Após as recentes denúncias e constatações de descarte irregular de resíduos sólidos em áreas urbanas, o Secretário de Desenvolvimento e Tecnologia, José Galizia Tundisi passou a relacionar os pontos averiguados para devidas medidas de intensificação das fiscalizações.

 

“Queremos que ocorra o descarte zero em áreas irregulares, apenas nos locais licenciados pela prefeitura”, destaca Tundisi.

De acordo com o secretário esta relação de áreas de descarte servirá de apoio para coibir o descarte ilegal e autuar os proprietários sobre a irregularidade junto as autoridades competentes. Um levantamento completo já foi feito por fiscais e aponta todos os pontos que há o descarte irregular de resíduos sólidos. “O levantamento inclui a localização geográfica, latitude e longitude e imagens fotográficas”, explicou.

O documento foi entregue aos vereadores na Câmara Municipal, através de um oficio enviado ao presidente da casa, Marquinho Amaral. E também será entregue ao prefeito Paulo Altomani, ao Ministério Público e Cetesb para iniciarem os trabalhos que os competes contribuindo com as melhorias do município.

Com o levantamento, Tundisi irá fazer um mapeamento dos pontos de descarte clandestinos. “Já temos identificados áreas em que empresas fazem o descarte irregular com isso iremos enviar uma ação ao Ministério Público e Cetesb”, afirma.

Ele comenta que os proprietários de áreas autuados nas últimas fiscalizações, trocaram os pontos de descarte, por isso a fiscalização deve ser intensificada. Com apoio da Câmara Municipal o secretario pedirá um projeto de lei para aumentar o valor das multas aplicadas pela irregularidade.

A fiscalização área com helicóptero, deve iniciar pelas próximas semanas com vôos de observação e vistorias.

Tundisi também comentou sobre a intenção de elaborar da lei de gestão de resíduos sólidos, da lei de Saneamento Ambiental e a reformulação da Coleta Seletiva na cidade como formas de ampliar a gestão e manuseio de materiais.

“A Lei de Resíduos Sólidos será elaborada regularmente por especialistas, a coleta seletiva será ampliada para todo o município com novas cooperativas. A Lei do Saneamento Ambiental está em discussão e a secretaria esta dando continuação para a concretização da lei”, declarou o secretário.

Sobre os ataques e lotações de resíduos nos Ecopontos, o secretário diz que pediu intensificação na vigilância com apoio da Policia Militar e Guarda Municipal e ao mesmo tempo dar condições para coibir as ações criminosas.

“Hoje começará a limpeza dos resíduos que estava atrasada deixando tudo em ordem em uma semana em todos os ecopontos”, comentou.

Neste período a frente da Secretaria, Tundisi comenta que foi feito um bom diagnostico situação ambiental de São Carlos que era muito problemática. “Fizemos uma avaliação quantitativa dos problemas, intensificou alguns pontos específicos da coleta seletiva e os resíduos da construção civil, e começou a ampliar a atividade e ação para melhorar substancialmente o meio ambiente na cidade”, concluiu.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x