8 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Aumenta conclusão de cursos de ensino superior à distância

Aumenta conclusão de cursos de ensino superior à distância

04/04/2013 11h24 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Aumenta conclusão de cursos de ensino superior à distância

Desde que se tornou um método de educação, os cursos de ensino superior à distância vêm aumentando cada vez mais a adesão de estudantes que buscam comodidade e praticidade para qualificação profissional.

 

De acordo com a professora e secretária geral de Educação à Distância da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Aline Reali, nos últimos anos foi observado um aumento da procura pelos cursos de graduação a distância. Entre 2009 e 2010, por exemplo, o crescimento de alunos à distância foi de 10,9%; já nos cursos presenciais foi de 6,45% no mesmo período, de acordo com o MEC.

Entre os principais motivos da adesão a esta modalidade de ensino podemos imaginar a comodidade, a flexibilidade de horários e a possibilidade de se compatibilizar mais facilmente estudos e trabalhos liderem a lista.

Outra vantagem apresentada está nos custos, pois para frequentar cursos presenciais, os estudantes precisam deixar suas casas ou se manter em outras cidades, o que representa altos custos. O que não acontece no caso dos cursos à distância.

Quem escolhe um curso à distância precisa ter mais cuidado do que quem opta por um curso presencial, pois é preciso gostar de usar e estar confortável com as novas tecnologias como SMS, aplicativos para celular e conversar com alunos e professores pela tela do computador.

A auxiliar administrativa, Joelma Luciene Costa Menezes, de 37 anos, optou em fazer um curso de Pedagogia à distância pela facilidade e flexibilidade dos estudos, e como tinha o sonho de ter um curso superior, esta foi a oportunidade ideal para realizar.

“É um curso que permite estudar em casa, aos finais de semana, feriados à noite, e com tantos afazeres de casa e do trabalho, não tinha disponibilidade para fazer um curso presencial e nem de deixar meu filho sozinho”, explica.

Durante todo o curso, Menezes teve aulas on-line, mas tem também as aulas presenciais ministradas no polo fixo uma vez por mês, a aula é oferecida em tempo real por meio de videoconferência.

No que se refere à carga horária, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação determina que os cursos à distância para os ensinos médio e técnico e para graduação e pós-graduação sejam planejados e ofertados com a mesma duração da modalidade presencial.

A professora também destaca ainda no que se refere à metodologia, o MEC determina que ao menos 20% da carga horária da graduação à distância seja cumprida de modo presencial. Entre as atividades obrigatórias estão estágios, práticas em laboratórios e provas.

A base de dados e-MEC, que reúne instituições de ensino e cursos de graduação com suas respectivas notas nos indicadores de qualidade utilizados pelo Ministério de Educação (MEC), aponta que, percentualmente, os cursos de educação a distância estão ligeiramente melhor conceituados do que os cursos presenciais em todos os indicadores.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x