29 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Ivone Zanquim participa da apresentação de projetos contra as enchentes 

Ivone Zanquim participa da apresentação de projetos contra as enchentes 

Presidente diz que tem visto bastante empenho da atual administração municipal e que muitas obras já foram realizadas

08/05/2024 00h19 - Atualizado há 3 semanas Publicado por: Redação
Ivone Zanquim participa da apresentação de projetos contra as enchentes  foto: Divulgação

DA REDAÇÃO 

A presidente da Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC), Ivone Zanquim, acompanhada do gerente Executivo da entidade, Alexandre Rosa, participou na tarde desta segunda-feira, 06, da apresentação dos projetos elaborados para combate às enchentes nas bacias dos córregos do Gregório e do Simeão, na região do Mercado Municipal.

Os projetos foram apresentados e explanados por Natália Silva, engenharia ambiental e urbana com especialização em geoprocessamento, que ao lado dos engenheiros Mário Tabata e Rui Juji Kubota, representaram a empresa Hidrostudio.

Foram apresentadas três propostas de obras que serão avaliadas por uma Comissão Independente, prevista no Edital de Licitação, para a definição do projeto executivo. A alternativa anterior, que previa a desapropriação de uma extensa área da região central da cidade, foi descartada. No primeiro levantamento, o custo estimado é de aproximadamente R$ 200 milhões.

As obras incluem a construção de um piscinão para reter 250 mil metros cúbicos de água pluvial ao lado do Parque da Chaminé, cujo custo é estimado em R$ 130 milhões, uma vez que a região é rochosa; a ampliação da capacidade de reservação do piscinão da Travessa 8 para recolher as águas que descem da Praça Itália e direcionar para o local, depois de bombear por 16 horas; a construção de novos reservatórios e obras de barramento nos córregos Sorrigoti, Lazarine e Gregório.

O promotor de Justiça do Meio Ambiente, Flávio Okamoto, ressaltou que os projetos são bons e feitos por uma empresa conceituada. “Os projetos vão permitir que a Prefeitura faça a previsão orçamentária dos custos das obras para captar recursos nos governos do Estado, União ou nos Fundos. Ambientalmente, o impacto das obras será muito pequeno”, salientou.

João Muller, secretário municipal de Obras Públicas, disse que a empresa encontrou soluções para os projetos apresentados pelo grupo de trabalho criado pelo Ministério Público, o que torna possível a execução de obras rápidas e de baixo custo para os cofres públicos. “Eles descartaram a construção de um piscinão na área da antiga Faber. Então foi elaborado um projeto sem desapropriação, com custo menor”, destacou.

Ivone Zanquim ressalta que a ACISC continua cumprindo com seu papel de representante do comércio. “Sabemos que esse problema não será resolvido do dia para a noite, porém, a gente tem visto bastante empenho da atual administração municipal. Muitas obras já foram realizadas e esperamos que os projetos contratados possam ser iniciados e esse problema seja resolvido, ou ao menos mitigado, porque quem sofre são nossos comerciantes”, afirmou.

Também participaram da apresentação dos projetos o vice-prefeito Edson Ferraz; o secretário municipal de Governo, Netto Donato; o presidente da Câmara Municipal, vereador Marquinho Amaral, os vereadores Robertinho Mori, Lucão Fernandes e Paraná Filho; o presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de São Carlos (AEASC), Laert Rigo; o presidente do SAAE, engenheiro Mariel Olmo; Renato Martins e Walter Barros Junior, ambos da diretoria ACISC; professores e pesquisador da USP e UFSCar e demais autoridades.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x