1 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Autoridades pedem a construção de 200 casas populares em Itirapina

Autoridades pedem a construção de 200 casas populares em Itirapina

18/03/2017 16h52 - Atualizado há 7 anos Publicado por: Redação
Autoridades pedem a construção de 200 casas populares em Itirapina

Autoridades de Itirapina, juntamente com o deputado estadual Aldo Demarchi (DEM), estiveram reunidas com o secretário da Habitação do Estado, Rodrigo Garcia, em São Paulo, para solicitar a construção de mais 200 casas populares na cidade.

A equipe foi formada pelo prefeito José Maria Cândido (PMDB), vice-prefeito, Ruyzinho Gomes (PSB), e os vereadores: Josias Oliveira Leite (PMDB), Marcelo Rizzo (PMDB), Ricardo Alexandre Baldissera (PMDB), Charleston de Oliveira Leite (PPS), e Jurandir Claudemir da Silva (PSD). Eles explicaram ao secretário Rodrigo Garcia, ao deputado Aldo Demarchi e ao assessor de gabinete, Paulo Delgado, a necessidade de a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) construir mais 200 casas populares para as famílias de baixa-renda e que ainda não possuem casa própria. O presidente da Câmara, Fábio Belarmino da Silva (PR), Fábio Piloto, também estaria nessa reunião e também assinou o pedido ao secretário, mas não pode participar em razão de problemas de última hora no Poder Legislativo.

A CDHU construiu, até essa data, somente 139 casas em Itirapina, sendo 97 no Parque das Garças, em 1996, e 42 no Jardim Progresso, em 2016, todas nas gestões do prefeito Zé Maria.

De acordo com o Secretário, o pedido será registrado na CDHU e ficará aguardando recursos, pois o Governo do Estado não possui dinheiro para investimentos em habitação nesse momento e necessita de aporte de recursos do Governo Federal para atender convênios assinados em 2016 e 2017, mas que não tem previsão de liberação das obras. “Na reunião o Secretário disse que a gestão 2013/2016 acertou em cheio ao fazer as 287 casas pelo Programa Minha Casa Minha Vida, por meio da Caixa Econômica Federal, pois se estivesse esperando dinheiro da CDHU, não poderia dizer quando as mesmas seriam construídas porque o Estado está sem dinheiro”, disse Zé Maria.

Segundo informações da CDHU, em 2013 foram investidos R$ 1,3 bilhão e em 2017, só poderá investir R$ 600 milhões em razão da queda de arrecadação por causa da crise econômica que afetou o país.

Para a construção das 200 novas casas populares, a Prefeitura de Itirapina precisará disponibilizar nova área, a ser adquirida. “Essa área pode ser entre o Jardim dos Eucaliptos e o Morro do Baú ou ao lado do novo empreendimento do Programa Minha Casa Minha Vida, que poderá ser denominado de Jardim do Sol, caso a Câmara de Vereadores aprove esse nome, que será construído ao lado de cima do bairro Vale Verde, ou mesmo em outro terreno a ser estudado”, explicou o prefeito.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x