15 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Bueiros entupidos respondem por 30% dos atendimentos

Bueiros entupidos respondem por 30% dos atendimentos

07/06/2013 23h54 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Bueiros entupidos respondem por 30% dos atendimentos

Basta circular pelas ruas de São Carlos para se deparar com bueiros repletos de sujeira. Dos plásticos, possíveis de serem destinados à reciclagem, aos restos de construção, a prefeitura atende a 60 casos mensais de manutenção das também conhecidas bocas de lobo – 30% dos atendimentos estão relacionados a casos de entupimento.

 

Em uma construção às margens da avenida Comendador Alfredo Maffei, na região do Sesc, os resíduos impedem a entrada de água em um dos bueiros. O engenheiro José Fernando Martinez afirma que o problema é antigo e como solução provisória, a construtora improvisou uma tubulação para o escoamento da água para as galerias. “Já tivemos outros problemas com o entupimento dos bueiros, mas a Prefeitura se preocupou em fazer a desobstrução”, relatou.

O chefe da seção de manutenção e drenagem da Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura, Eduardo Casado, explicou que a questão de entupimento dos bueiros, em 90% dos casos, não são relacionados a falhas na construção e, sim, acúmulo de lixo.

Há um mês a Prefeitura executou um trabalho de limpeza no Arnon de Melo e para a surpresa da equipe da secretaria existiam 150 metros da galeria de águas pluviais obstruídas, o que resultou na retirada de 10 toneladas de material, entre eles plásticos, restos de lixo orgânico e resíduos da construção.

Ele alerta que quando não há uma preocupação do cidadão para o descarte correto do lixo, o próprio cidadão é quem se prejudica. “As galerias estão ali, perto das casas das pessoas, passivas. Com o acúmulo de lixo na rede, associado às chuvas, o problema [galeria entupida] pode ser constatado com a chuva, que em alguns casos, afeta diretamente o morador da casa, da rua”, explicou.

 

Ele informou que a Prefeitura disponibiliza uma equipe com 30 pessoas dedicadas à varrição das ruas. Por ser corredores comerciais, Casado observou que a incidência de bueiros entupidos na região central é bem menor. Os casos que demandam maior atenção se concentram em bairros. “Nunca é demais pedir para a população ter cuidado redobrado com a destinação do lixo, assim pode evitar problemas futuros para a própria comunidade em que vive”, encerrou.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x