28 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Calouros ‘invadem’ o centro de São Carlos

Calouros ‘invadem’ o centro de São Carlos

19/03/2013 11h01 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Calouros ‘invadem’ o centro de São Carlos

Teve início nesta segunda-feira, 18, o calendário de aulas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A recepção dos calouros, conhecida como Calourada, tem a duração de três dias, iniciada ontem. De acordo com Evandro Carvalho, técnico administrativo da pró-reitoria de graduação da UFSCar, são 2.570 vagas que devem ser preenchidas por novos alunos este ano. 

Durante a Calourada, além de promoverem atividades dentro da universidade e realizarem o trote solidário, os veteranos levam os bixos para arrecadar dinheiro nas ruas do Centro de São Carlos. 

“Essa é uma brincadeira que muitos calouros esperam passar”, define a caloura do curso de Educação Especial, Larissa da Costa, a respeito do pedágio, brincadeira que faz parte da recepção dos novos alunos. Para ela, participar do trote é o auge da sua comemoração por ter ingressado na universidade. “Para mim o fato de pintar a cara e fazer o pedágio é como receber um troféu, já que eu ralei muito para chegar até aqui. É tudo muito legal, algo que eu sempre vi acontecer com os outros, hoje acontece comigo”.

Segundo a veterana Paula Baldini, o trote é realizado de maneira saudável, visando a integração entre os estudantes que acabaram de chegar à universidade. “Nós apresentamos o campus aos nossos bixos, mostramos como devem fazer para pegar ônibus e se virar nos primeiros dias; também fizemos as brincadeiras, que é uma das partes mais esperadas por eles”, comenta. “Essa é a melhor forma de fazer amizades, além disso, só participa do trote quem quer, ninguém é obrigado a nada e nós respeitamos a vontade deles”, complementa.

“Os alunos arrecadam o dinheiro para uma festa. Nesta festa acontece o batizado dos calouros e o dinheiro nos ajuda a fazer uma festa melhor”, explica Laura Knauft, outra veterana.

Na opinião do calouro Guilherme Duarte, algumas estratégias devem ser usadas para conseguir algumas moedas durante o pedágio. “Eu procuro ir a carros que tenham mulheres, acho que assim fica mais fácil de conseguir alguma coisa, mas não é todo mundo que contribui conosco”. Já a caloura de enfermagem, Sara de Almeida Predrosa, opta pela simpatia na hora da abordagem: “Eu uso a simpatia e também jogo meu charme para conseguir que os motoristas dêem dinheiro, acho que funciona”.

 

TROTE SOLIDÁRIO – Evandro Carvalho conta também que hoje a tarde acontecerá o trote solidário, em que os alunos arrecadam alimentos para serem doados a entidades de São Carlos. “Por volta das 13h, calouros e veteranos saem da UFSCar para fazer a coleta em cinco itinerários diferentes. Eles arrecadam roupas, alimentos, calçados, ou seja, tudo que as pessoas puderem doar. Os produtos serão entregues a cinco entidades são-carlenses, sendo três orfanatos e dois asilos”.

 

FALA POVO

 

Guilherme Duarte

“Eu procuro ir a carros que tenham mulheres, acho que assim fica mais fácil de conseguir alguma coisa”

 

Larissa da Costa

“Essa é uma brincadeira que muitos calouros esperam passar”

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x