11 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Itu tenta tirar Museu Aéreo de São Carlos

Itu tenta tirar Museu Aéreo de São Carlos

Prefeitura de São Carlos garante que foi firmado contrato com LATAM que garante permanência do museu onde se encontra por 40 anos

27/04/2024 21h23 - Atualizado há 2 semanas Publicado por: Redação
Itu tenta tirar Museu Aéreo de São Carlos Assessoria/Imprensa/Prefeitura São Carlos

Desativado há oito anos, o antigo museu da TAM, o “Asas de um Sonho” está sendo motivo de uma disputa entre os municípios de São Carlos, onde está instalado, e Itu, para onde o artista, piloto, empresário e colecionador Marcos Amaro, filho do Comandante Rolim Amaro, fundador da TAM, deseja levar o acervo de aeronaves históricas.

O tema ganhou a grande mídia brasileira com publicação de reportagem no jornal O GLOBO no último sábado, 20 de abril.  A imprensa de Itu e região também ficou alvoroçada com a possiblidade de ganhar uma grande atração turística.

À Revista ASAS, Marcos Amaro confirmou que parte da mostra poderá estar em exibição ainda este semestre. Segundo ele, terão prioridade os caças Supermarine Spitfire, Vought F4U Corsair e Messerschmitt Bf-109, da Segunda Guerra Mundial, e os Fokker 100 e Fokker 27 operados no passado pela TAM. “Estamos ainda em negociação e estudo. As demais aeronaves vão chegar aos poucos ao longo do tempo”, afirmou ele à revista.

O acervo aeronáutico está em um espaço de 25 mil metros quadrados da companhia LATAM, criada em 2010 a partir da fusão da TAM com a chilena LAN. A empresa que faz manutenção de aeronaves pretende ampliar o MRO no espaço onde  está o acervo do antigo museu.

Amaro tenta buscar apoio da Latam para fazer a transferência do acervo. “Vamos precisar do apoio dos governos estaduais, municipais e federais. De empresas também”, acrescenta Marcos Amaro. Segundo Acervo do museu será transferido aos poucos para a nova sede

O Centro Cultural São Pedro, em Itu, um dos maiores museus privados do País, já abriga uma rica coleção de Marcos Amaro, incluindo obras de artistas como Adriana Varejão, Tarsila do Amaral, Aleijadinho, Tunga, Nuno Ramos e Jac Leirner. Em termos de aviação, está exposto ali o Cessna 140 no qual Marcos Amaro fez seu voo solo.

A Prefeitura Municipal de Itu já apoia o plano de reforçar o Centro Cultural São Pedro com o acervo do antigo museu “Asas de um Sonho”. A ideia é colocar a cidade paulista no mapa turístico. Uma das principais vantagens é a proximidade: a nova localização fica a 98 km do aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP), contra menos da metade dos 260 km necessários para chegar até a antiga área de exposição, em São Carlos.

 

 

São Carlos garante permanência do Museu

O diretor de Turismo de São Carlos, Luiz Antonio Garmêndia afirma que a mudança do Museu Asas de um Sonho para outra cidade não é tão simples como está sendo publicado na grande imprensa e na mídia especializada em aeronáutica.

Segundo ele, a Prefeitura de São Carlos tem um protocolo com a Associação Asas de um Sonho, responsável pelo acervo, para a reabertura do Museu. “Nas negociações a Prefeitura assume todos os custos de manutenção, limpeza e segurança para que o museu abra aos finais de semana, sem cobrança de ingresso. Desde o fechamento a gestão Airton Garcia foi a única a buscar uma alternativa para a reabertura e permanência em São Carlos”, destaca Garmêndia.

Ele relata ainda que como as instalações estão na área de responsabilidade da LATAM, falta a concordância da empresa, que não teria nenhum tipo de custo, para o funcionamento. “Conforme contato nesta semana, Prefeitura e Associação mantém as tratativas para a reabertura. Vale lembrar que quando da incorporação da TAM pela LAN, formando a LATAM, foi firmado contrato registrado que garante a permanência do museu onde se encontra por mais 40 anos”, completa ele.

LATAM DESCONVERSA SOBRE ASSUNTO

Indagada sobre o Museu Asas de um Sonho, a empresa LATAM emitiu uma nota que não diz absolutamente nada, se esquivando totalmente do assunto. “O Museu ‘Asas de um Sonho’ é uma associação independente e seu acervo não pertence à LATAM. As informações devem ser buscadas com os responsáveis pela associação e seu acervo”, afirmou a empresa aérea.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x