15 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Campanha da ABRAz incentiva conscientização sobre doença de Alzheimer

Campanha da ABRAz incentiva conscientização sobre doença de Alzheimer

Associação Brasileira de Alzheimer, sub-regional São Carlos, irá desenvolver uma programação especial

06/09/2020 08h34 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Campanha da ABRAz incentiva conscientização sobre doença de Alzheimer Foto: Arquivo Pessoal

Setembro é considerado o Mês Mundial da Doença de Alzheimer, período em que ocorre uma campanha internacional para aumentar a conscientização sobre a demência e desafiar o estigma associado a essa condição. Em 2020, a campanha terá como tema “Vamos conversar sobre demência” e, ocorrendo nas plataformas digitais das organizações de Alzheimer em todo mundo, em virtude da pandemia de Covid-19.

Neste sentido, a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz), sub-regional São Carlos (SP), está desenvolvendo uma programação especial para o mês. As ações seguem as recomendações de isolamento social preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

No dia 10, às 19h30, será realizada pela ABRAz sub-regional São Carlos, mais uma roda de conversa virtual com o tema “Vamos falar de Demência com poesia?”, que será comandada pelo professor e pesquisador da UFSCar, Arthur Autran, é formado em Cinema pela USP, doutor pelo Instituto de Artes da Unicamp e é autor de três livros sobre cinema.

Ele irá analisar o filme “Viver duas vezes”, uma comédia que mostra a vida de um intelectual diagnosticado com Alzheimer. Para acessar a sala virtual, acessar o link: meet.google.com/fjj-fyoz-cyt, e assim bater um papo divertido e interativo com Autran. Outras informações sobre a roda de conversa podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou no perfil do Instagram, @abrazsaocarlos.

Já no dia 29 de setembro, às 19h30, será realizada um encontro virtual com a orientadora Nilva Rodrigues, que irá falar sobre “O papel do Centro de Referência do Idoso de São Carlos: promovendo saúde e participação social”, por meio do Google Meet, e ao final os idosos irão apresentar algumas músicas.

A coordenadora da ABRAz sub-regional São Carlos, Ana Claudia Trombella Barros disse que desde 1994 a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu setembro como o mês de conscientização ao Alzheimer com várias atividades de apoio. “Desde 1994, a OMS estabeleceu setembro como o mês de dedicação ao Alzheimer no mundo. Para isso, são realizadas várias atividades no mês, como buscar mais parcerias e ações com o poder público e organizações. Então, nesse mês busca conscientizar as pessoas, em diminuir o estigma que cerca a doença, para que elas busquem o diagnóstico precoce e o atendimento. Bem como, que a família receba toda a orientação e tenha o apoio para amenizar os efeitos da sobrecarga vivenciada pela demência, principalmente nesse momento da pandemia, que muitas vezes gera estresse, ansiedade e depressão”, explica.

Conheça

A Abraz- sub regional São Carlos/SP foi fundada em 2009 e desde 2016, em parceria com a Santa Casa de São Carlos, oferece, mensalmente, Grupo Informativo, que aborda temas variados relacionados à Doença de Alzheimer (diagnóstico, tratamento, cuidados cotidianos), bem como relacionados aos cuidados a quem cuida da pessoa com demência- cuidador/familiar.

Ao final dos encontros ocorre também o Grupo de Apoio, com caráter de acolhida aos cuidadores familiares, considerando-se a provável sobrecarga vivenciada ao executar os cuidados, acompanhados ou não de estresse, ansiedade e depressão. O objetivo maior é proporcionar melhor qualidade de vida a ambos.

Estatísticas, fonte: ABRAz

Dentre os dados que mais chamam a atenção acerca da demência estão:

– Existem mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo vivendo com demência;

– No mundo, uma pessoa desenvolve demência a cada 3 segundos, e estima-se que o número de pessoas nesta condição triplique, passando para 152 milhões em 2050;

– O ônus econômico da demência é de US $ 1 trilhão a cada ano, um número que irá dobrar até 2050;

– Quase 80% das pessoas em geral estão preocupadas quanto a desenvolverem demência em algum momento da vida.

Tema

A cada ano, associações de Alzheimer em todo o mundo se unem no mês de setembro para organizar eventos que promovem a defesa e a divulgação de informações, bem como Caminhadas da Memória e arrecadação de doações. O impacto da campanha vem crescendo, no entanto, o estigma e a desinformação que ainda cercam a demência, permanece uma questão global.

No entendimento da ABRAz, falar sobre a demência no Mês Mundial da doença de Alzheimer é uma oportunidade para diminuir o medo e o estigma que a cercam. A falta de conhecimento leva a suposições imprecisas sobre seus efeitos na pessoa que tem diagnóstico de demência e sua família, além de estereótipos negativos sobre como uma pessoa com demência se comportará.

Conversar sobre a demência leva a um melhor planejamento e ao acesso a apoios e serviços para melhorar a vida das pessoas que vivem com demência, assim como a de seus cuidadores e famílias. O estigma e as atitudes negativas em relação à demência persistem em todos os países. Durante o mês mundial da doença de Alzheimer, queremos expandir esse tema em todo o país, por isso a ênfase no tema “Vamos conversar sobre demência”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x