17 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Campanha de vacinação começa com atraso e irregularidade

Campanha de vacinação começa com atraso e irregularidade

16/04/2013 11h17 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Campanha de vacinação começa com atraso e irregularidade

A campanha nacional de vacinação contra gripe começou nesta segunda-feira, 15, com atraso da entrega das vacinas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades Saúde Família (USF) de São Carlos.

 

A reportagem do Primeira Página esteve nas USFs dos bairros Cidade Aracy e Jockey Clube, às 10 horas e constatou a falta de doses da vacina para o público alvo. O funcionamento das unidades se inicia às 8 horas. A informação foi confirmada por funcionários das unidades.

Um outro problema grave averiguado no Cidade Aracy foi a denúncia de funcionários e enfermeiros da falta de geladeira para armazenamento de vacinas destinadas à equipe II. Mesmo que já estivessem com as vacinas em mãos, eles não teriam como armazená-las adequadamente.

Como improviso, a equipe usa a geladeira da equipe I e faz armazenamentos em caixas térmicas com gelo, para manter a temperatura adequada para utilização, medindo constantemente a temperatura, para não perder a vacina.

Foi constatado também que na maioria das unidades de saúde de geradores de energia, caso venha a faltar o fornecimento de energia elétrica, a queda de temperatura no ambiente de armazenamento causará a perda de todos os produtos.

Por volta das 11 horas, a assessoria de comunicação da prefeitura informou que as doses já haviam sido distribuídas em todas as unidades de saúde da cidade e já estavam disponíveis à população.

A aposentada Aparecida Josefina de Oliveira, de 63 anos, foi uma das imunizadas no primeiro dia de campanha, após passar por uma consulta odontológica, ela foi orientada pela equipe de enfermagem a receber a dose contra a gripe.

Como possui hepatite crônica, Oliveira teme em contrair uma gripe, o que agravaria muito a sua saúde, por isso todos os anos fica atenta às campanhas de vacinação. “Desde que comecei a tomar a vacina, não tive mais gripes forte. È uma garantia para saúde”, comenta a idosa.

O movimento do primeiro dia foi lento, com poucas pessoas procurando os postos para vacinação. Alguns que estavam na unidade do Jockey Clube aguardando consulta não sabiam sobre o início da campanha e ficaram interessados em voltar novamente ao posto para receber a dose de imunização.

O casal de idosos, Israel Manoel e Geralda Maria dos Santos, de 69 e 71 anos respectivamente, estava no posto, porém não tinha o conhecimento do inicio da campanha e da possibilidade de se imunizar.

Ambos comentaram que desde o início das campanhas recebem a vacina e também não tiveram mais o contágio da gripe, no estágio mais forte da doença. “Na nossa idade é importante prevenir doenças como a gripe, até hoje ela deu resultado positivo para nós” comenta o casal.

Ao serem informados, eles combinaram em retornar à unidade para receber a dose contra vírus da gripe.

 

QUEM DEVE SE VACINAR – A Secretaria de Saúde de São Carlos pretende vacinar 53 mil pessoas entre os dias 15 e 26 deste mês. O grupo prioritário para a imunização contra a gripe é formado por pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde, além dos doentes crônicos, que este ano terão o acesso ampliado a todos os postos de saúde.

A vacina só é contraindicada para as pessoas que tiveram reação alérgica grave nas doses anteriores, pessoas com doença febril aguda (neste caso, é necessário esperar a estabilização da temperatura) ou pacientes que estejam fazendo uso de medicação com corticóide em dose elevada.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x