4 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Campanha vacinação contra o sarampo continua até o final de agosto

Campanha vacinação contra o sarampo continua até o final de agosto

Na segunda fase, será intensificado para a população de seis meses a 29 anos, mas a faixa de 30 a 49 anos também recebe a dose da vacina

29/07/2020 13h31 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Campanha vacinação contra o sarampo continua até o final de agosto Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de Itirapina (SP)

O último dia 15 marcou o início da segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que segue até 31 de agosto, devido ao avanço da doença no País. Nessa fase, a intensificação da vacinação será para a população de seis meses a 29 anos, de acordo com avaliação da situação vacinal, e de forma indiscriminada entre a faixa etária de 30 a 49 anos.

O sarampo é uma doença infecciosa grave causada por um vírus. É extremamente contagioso e pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. A disseminação do vírus ocorre por vias aéreas ao tossir, espirrar, falar ou respirar.

Principais sintomas

Os sintomas são manchas avermelhadas na pele, que começam no rosto e progridem em direção aos pés, febre, tosse, mal-estar, conjuntivite, coriza, perda do apetite e manchas brancas na parte interna das bochechas.

Depois de duas décadas sem circulação endêmica do vírus do sarampo, em 2019 foi reintroduzida no Estado de São Paulo, registrando 17.816 casos e 14 óbitos e neste ano já são 701 casos e 1 óbito.

A vacina é contraindicada durante a gestação pois são produzidas com o vírus do sarampo vivo, apesar de atenuado, e a gestação tende a diminuir a imunidade da mulher. O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI) recomenda que mulheres em idade fértil devem evitar gravidez até 1 (um) mês após a vacinação.

Onde se vacinar?

Para tomar a vacina, basta dirigir-se ao Centro de Saúde do Centro e/ ou ao PSF Jardim Nova Itirapina, em que as salas de vacina estão funcionando das 8 às 17 horas, e se apresentar com a carteirinha de vacina e/ou um documento original com foto.

Devido a atual situação de pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19), estão sendo seguidas estratégias para evitar aglomerações de pessoas. Dessa forma, a Secretaria Municipal da Saúde solicita que as crianças sejam levadas as UBS no período da manhã e os adultos preferencialmente à tarde.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x