3 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Caravana de São Carlos vão até São Paulo protestar

Caravana de São Carlos vão até São Paulo protestar

17/06/2013 22h28 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Caravana de São Carlos vão até São Paulo protestar

Cerca de 150 jovens de São Carlos partiram às 15h do terminal rodoviário da cidade com destino a São Paulo para participar do protesto que ocorreu às 17h contra o aumento da tarifa do transporte público da capital.

 

De acordo com um dos organizadores, José Aurélio Hebling Chinelato, a organização do evento foi feita através das redes sociais, que convocou todos os interessados em ajudar na manifestação na capital. No total foram lotadas cinco vans e um ônibus entre estudantes das universidades USP e UFSCar, e moradores da cidade.

O objetivo é contribuir com a força jovem da capital para pedir a revogação da decisão no aumento da tarifa de passagens de ônibus, metrô e trem de São Paulo. Segundo os organizadores e manifestantes de São Carlos e da capital o protesto será pacifico.

“Entramos em contato com alunos das faculdades PUC e Mackenzie e confirmamos nossa presença e colaboração no protesto. Este abuso da tarifa também faz parte da nossa realidade”, comenta Chinelato.

 

Este será o quinto protesto – A cidade de São Paulo será palco de novas manifestações hoje contra o aumento das tarifas do transporte público. Usando as redes sociais como catalisadoras do protesto, o Movimento Passe Livre (MPL) marcou para as 17h, no Largo da Batata, na zona oeste, o quinto encontro. E poderá ser maior do que os anteriores devido ao confronto de quinta-feira 13, onde a força imposta pela Polícia Militar gerou críticas e revolta.

Naquela noite, manifestantes se reuniram no centro para o 4º dia de protestos contra o aumento de R$ 0,20 na passagem de ônibus. A PM prendeu mais de 200 pessoas, a maioria antes do protesto começar, por porte de vinagre  e outros objetos suspeitos.

Com o título de “Quinto grande ato contra o aumento das passagens!”, o evento criado na rede social Facebook já conta com mais de 230 mil presenças confirmadas. A concentração será realizada na região da Estação Faria Lima e o protesto pode seguir para importantes vias da cidade. Em ações anteriores, as avenidas Brigadeiro Faria Lima e Paulista e a marginal Pinheiros foram tomadas pelos manifestantes.  

Na página da rede social, entre enquetes e postagens com as palavras “injustiça” e “sentimento de revolta”, manifestantes interagem e combinam os detalhes da mobilização de segunda-feira. O perfil interativo e de web ativismo das recentes manifestações nacionais e internacionais tem chamado a atenção.

Neste domingo, 16, o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Fernando Grella Vieira, convidou o Movimento Passe Livre para uma reunião às 10h desta terça-feira.

 Na sexta-feira, 14, o prefeito Fernando Haddad (PT) declarou que as imagens de quinta  sugerem o abuso do poder policial e que a prefeitura já se colocou à disposição de um diálogo com o movimento, desde que os protestos não apresentem atos de vandalismo. Já o governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse que os “possíveis abusos serão investigados”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x