20 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Católicos celebram a santa dos impossíveis

Católicos celebram a santa dos impossíveis

22/05/2012 12h29 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Católicos celebram a santa dos impossíveis

É comemorado nesta terça-feira, 22, o dia de Santa Rita de Cássia, considerada por muitos católicos como uma santa poderosa nas causas impossíveis. Católicos de todos os cantos buscam nos santos a possibilidade de obter aquilo que para eles suas forças não conseguem.  De acordo com o sociólogo João Carlos Soares Zuin, da Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp, do campus de Araraquara, “o homem sempre vai ter a necessidade de uma concepção religiosa. Que dá sentido a própria existência humana”.

 

É uma carência de ter uma crença para se apegar, muitas vezes não precisa ser necessariamente religiosa, mas pode ser uma consciência moral e ou política. Zuin completa dizendo que “a consciência moral permitiu estabelecer limites, elemento fundamental no processo civilizatório”.

A Igreja Católica possui o culto com muitos santos. Padre Valdir do Carmo André, da Paróquia de Santa Rita, explica que o processo de canonização não é simples. “Cada pessoa que viveu intensamente a palavra de Deus, a Igreja punha como exemplo. Mas, tem que haver prova de que as graças foram alcançadas através de milagres”. Ele diz que Santa Rita teve uma vida de oração acentuada e logo após a sua morte, as pessoas buscavam sua proteção como santa. Ela nasceu na Itália em 1381 e morreu aos 76 anos.

“Viveu prodígios que se destacaram, queria entrar para o convento, mas acabou casando, pois era filha única na família. Teve dois filhos e o marido foi assassinado. Os filhos faleceram também, muito novos com 14 anos. Obteve a graça através da oração para que seu marido alcançasse a salvação”, conta.

Santa Rita era seguidora de São João Batista, Santo Agostinho e São Nicolau de Tolentino. E sua maior surpresa foi que mesmo sendo viúva foi aceita no convento das Agostinianas na Itália. “Porém, teve que provar a sua fé. Então tinha que regar todos os dias um galho seco de videira durante um longo tempo. O galho veio a florescer e produz uva até nos dias de hoje. É por isso que é invocada para causas impossíveis”, explica o padre Valdir.

 

CATÓLICOS

Segundo pesquisa da CNBB, através de seu núcleo de estudo, 80% dos católicos acreditam no poder dos santos como mítico.

 

PROGRAMAÇÃO DAS MISSAS

 

Haverá 8 missas no decorrer do dia na Paróquia Santa Rita

• 7h (Após a missa bênção e partilha do bolo) e também nos horários das 9h; 11h; 13h; 15h; 17h; 18h30e 20h.

Haverá parte festiva com comes e bebes, durante todo o dia. E também vendas de rosas e velas no local.

O endereço é a rua Alberto Lanzoni, 474 – Santa Felícia. Para maiores informações entrar em contato com a secretaria da Igreja pelo fone: 3372-6199 ou 3413-5177.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x