5 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Católicos representam 65,5% dos são-carlenses

Católicos representam 65,5% dos são-carlenses

22/07/2013 22h46 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Católicos representam 65,5% dos são-carlenses

As pessoas que dizem professar a fé católica diminuíram 2,6% em São Carlos nos últimos 10 anos, revela pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em contrapartida, o número de evangélicos apresentou aumento de 84,2%. No mesmo período. Evangélicos e católicos comungam da mesma opinião quando questionados sobre o fenômeno: a Jornada Mundial da Juventude é a oportunidade de revitalização da igreja e renovação da fé cristã.

 

Os números do IBGE mostram que em 2000, São Carlos possuía 149,4 mil pessoas que se diziam católicas. Em 2010, no último censo, 145,5 mil declararam seguir a religião. No mesmo período, o crescimento populacional foi de 15% – passou de 192.998 para 221.950. Mesmo com a queda, 65.56% dos são-carlenses são católicos – há 10 anos eram 77,43%.

As religiões evangélicas cresceram 84,2%. Evangélicos, em 2000, eram 26,4 mil e 10 anos depois, passaram a 49,9 mil. A participação dos evangélicos na comparação com o índice populacional passou de 13,2% para 21,1%.

“Esse crescimento é fruto do avivamento evangélico que começou a se intensificar nas décadas de 60 e 70 e prosseguiu pelas décadas seguintes”, diz o teólogo e pastor evangélico da Igreja Presbiteriana Renovada, Nelson Nunes.

O pastor credita a migração às respostas que muitos cristãos não encontram na fé católica. “Cristo é a resposta para as nossas aflições. Todos nós temos sede por respostas e muitas delas encontramos na igreja evangélica, por isso acredito nesse fator para essa elevada migração”.

Na opinião dele, a visita do papa Francisco ao Brasil significa que a igreja católica busca a revitalização. “O papa Francisco prega o princípio básico do evangelho, que é a humildade. E isso é positivo não só para os católicos, mas para todas as religiões”.

Segundo o seminarista de Washington (EUA) e que está em São Carlos em missão durante os primeiros dias da Jornada Mundial da Juventude, Danielle Revegianni, a religião católica precisa buscar no jovem o revigoramento. “A igreja precisa ser renovada por dentro e os jovens, cada vez mais, professam sua crença em Cristo. O que percebemos é que existem muitos jovens entusiasmados, dando o testemunho de vida, em busca de uma vida melhor. Creio que essa é a essência para o revigoramento do catolicismo não só em São Carlos e no Brasil, mas em todo o mundo”, afirma.

 

BRASIL – O número de brasileiros que se declaram católicos continua em queda. Nos últimos 20 anos a diminuição desse contingente no total da população do país foi aproximadamente 22%.

Em 1991, oito em cada dez brasileiros se diziam pertencentes a essa religião; em 2010, pouco mais de seis fizeram a mesma afirmação. Por outro lado, os grupos evangélicos, que passaram de 9% em 1991 para 22,2% em 2010, são os que mais cresceram no mesmo período. Somente na última década foi observado um aumento de cerca de 16 milhões de pessoas que se declararam evangélicas.

 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x