17 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Cemeis do Aracy e Santa Felícia estão abandonadas

Cemeis do Aracy e Santa Felícia estão abandonadas

27/03/2014 20h45 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Cemeis do Aracy e Santa Felícia estão abandonadas

As obras dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) Olívia de Carvalho, Cidade Aracy, e Homero Frei, Santa Felícia, estão abandonadas desde novembro do ano passado. A empresa que tocava os projetos, Ceraço Construtora, deixou os empreendimentos. Na ocasião, ao Primeira Página,  um dos diretores da empresa alegou que o valor contratado para as obras trazia prejuízos à construtora.

 

As escolas foram construídas com dinheiro do governo federal – R$ 1,2 milhão cada obra. A Prefeitura apresenta uma contrapartida de, no mínimo, 1% desse valor. Na sessão da Câmara da última terça-feira (18), o vereador Roselei Françoso (PT) denunciou a situação de abandono das escolas. A Prefeitura afirma que os processos de licitação das escolas foram retomados.

Na manhã de ontem (27) a reportagem compareceu às unidades escolares. No Olívia de Carvalho, a cerca que protege a entrada estava danificada. A permanência na escola foi de, aproximadamente, uma hora. A obra não oferece segurança e os vidros da unidade, em sua maioria, estão quebrados.

As válvulas dos banheiros foram arrancadas. Em alguns dos espaços, o indivíduo tentou danificar a parede para cometer o furto. Fezes humanas, restos de cama e até travesseiro foram encontradas na escola. Garrafas quebradas de bebidas também.

“É uma judiação ver a obra parada e a gente aqui do bairro precisa de escola”, disse Clarete Cesário, que mora em frente ao Olívia de Carvalho.

Questionada sobre o tempo em que a obra está parada, a dona de casa não soube precisar uma data precisa. “Desde o final do ano passado”, deduziu.

Ainda na unidade do Aracy, as pias e as peças de granito foram furtadas. Além disso, o mato toma conta do espaço ao redor da escola. “Enquanto essa obra está parada, as filas por uma vaga aumentam nessa região da cidade”, explicou o vereador Roselei Françoso.

O Cemei Homero Frei tinha previsão de entrega em dezembro do ano passado, o que não ocorreu. Restos de madeira estão espalhados pela fachada da escola. Apesar da cerca, em alguns pontos do estabelecimento de ensino em construção é fácil a entrada.

As duas escolas têm previsão de atender 224 crianças de 0 a 5 anos.

 

OUTRO LADO

Em nota enviada pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura, a Secretaria de Obras Públicas informou que os novos processos para o término das obras dos Cemeis encontram-se em fase de licitação para retomada e conclusão das obras, após encerramento contratual com a empresa Ceraço.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x