17 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Centro de Referência do Glaucoma atenderá mais de mil pacientes

Centro de Referência do Glaucoma atenderá mais de mil pacientes

17/08/2012 11h32 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Centro de Referência do Glaucoma atenderá mais de mil pacientes

Nesta sexta-feira, 17, será inaugurado, no Ambulatório de Oftalmologia da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos, o Centro de Referência para o Tratamento do Glaucoma. O novo serviço é credenciado pelo Ministério da Saúde. Os primeiros pacientes portadores da doença ou pessoas que necessitam de orientações já começam a ser atendidos.

 

De acordo com um dos coordenadores do ambulatório, o médico oftalmologista Celso Davi Lopes, o benefício desta nova obra à população é muito grande, pois dificilmente são encontrados em centros de oftalmologia todos os equipamentos modernos e necessários para o diagnóstico, seguimento e tratamento da doença. Além de todo centro médico especializado para o atendimento e orientação aos pacientes, os aparelhos de Oftalmoscopia, Paquimetria Ultrassonia, Microscopia Especular, Campimetria Computadorizada, Retinografia, Yaglaser. OCT (Tomografia de Coerência Ótica), Tonômetro de Goldman e de Não Contato darão todo o suporte e são úteis para medição de pressão, imagem do nervo e do campo ótico, visual periférico, tomografia de medida da camada de fibras nervosas.

Mas uma grande vantagem que o Centro irá oferecer ao pacientes é a entrega gratuita dos colírios utilizados para o tratamento do Glaucoma. A doença não possui sintomas e só pode ser diagnosticada através de exames que medem a pressão intraocular, avaliando o nervo ótico e o campo visual. A doença também apresenta os fatores de risco em pessoas acima de 40 anos, com histórico na família, em indivíduos de pele negra, míopes e que fazem uso de medicamento a base de corticoide.

Além do tratamento com medicamentos, a doença também pode ser tratada com cirurgia a laser ou técnica tradicional e manual conhecida por trabeculectomia, quando a pressão intraocular não consegue ser controlada.

Além do novo serviço, o Ambulatório de Oftalmologia da Santa Casa atende também outras patologias oculares, como deslocamento de retina, vitrecomia, injeções intravítreas, catarata, e outros procedimentos a laser e plástica.

A doença é o aumento da pressão intra-ocular que pode ocasionar lesão ao olho se não for tratada. A pressão intra-ocular aumentada pode comprimir os vasos sanguíneos que nutrem as sensíveis estruturas visuais do fundo do olho. Devido à falta de irrigação sanguínea, as células nervosas da retina e o nervo óptico vão morrendo, provocando perda progressiva da visão e estreitamento do campo visual. Se o processo não for controlado, pode levar à cegueira.

Outra novidade que o coordenador já adianta para os próximos meses para o Ambulatório de Oftalmologia é a criação do Banco de Córneas que deverá trabalhar na captação de transplantes de córneas. Será o primeiro projeto da cidade nesta área.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x