17 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Coletor de latas incentiva reciclagem de forma criativa

Coletor de latas incentiva reciclagem de forma criativa

04/08/2012 12h47 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Coletor de latas incentiva reciclagem de forma criativa

 

Uma invenção muito criativa foi desenvolvida para incentivar a reciclagem de latas de alumínio. O coletor está em fase de teste e em operação, até o dia 20 de agosto, no Shopping Iguatemi São Carlos.

 

O objetivo da máquina é incentivar de forma divertida e educativa as pessoas a contribuir com a sustentabilidade do meio ambiente, contribuindo com reciclagem das latinhas de alumínio de forma prática e correta.

A empresa fabricante é a Ecosmart, de Recife (PE), que trouxe para a cidade a única máquina produzida até momento. “O nível de participação da população foi muito bom, além do feedback que foi muito positivo”, comenta Manuella Duque, proprietária da Ecosmart.

Instalada na praça de alimentação do shopping, a máquina chama a atenção por sua funcionalidade. Crianças, jovens, adultos e idosos se interessam pela novidade. A máquina tem capacidade para 2.000 latas, só nos primeiros 10 dias de instalação foram arrecadas 1.900 unidades. Todo o alumínio compactado é entregue diretamente em indústrias de reciclagem. “A nossa proposta é que através da diversão possamos mudar o hábito das pessoas em vez de colocar tudo no lixo comum, aprendam mais quais os benefícios da reciclagem”, explica Duque.

Ao colocar a lata na máquina, ela é compactada. Em seguida, três opções de jogos são apresentadas na tela e a pessoa escolha um. Se o jogador sair vitorioso, recebe o seu brinde. São mais de 200 brindes, como sacolas ecológicas, canetas, chaveiros, vasos com sementes de girassol, todos confeccionados com material reciclado.

Nas brincadeiras, o jogador responde ao ‘Quiz’ somente de perguntas sobre sustentabilidade. Assim, além de contribuir com o meio ambiente, aprende tudo sobre o tema.

A estudante Virginia Bioni, de 19 anos, utilizou o coletor e aprovou o novo método de reciclagem. “Através dessa ideia de sustentabilidade, as pessoas podem se conscientizar mais sobre sua responsabilidade com o meio ambiente. Seria muito bom ter máquinas como essa em praças, parques e universidades”, diz Bioni

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x