10 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Comemoração atrai fiéis pelas causas impossíveis

Comemoração atrai fiéis pelas causas impossíveis

20/10/2012 12h53 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Comemoração atrai fiéis pelas causas impossíveis

A paróquia de São Judas Tadeu em São Carlos inicia neste sábado, 20, as celebrações ao dia do padroeiro com a Noite da Panqueca, a partir das 20h30. Em sua segunda edição, a festa contará com uma refeição completa servida com panqueca, de carne ou frango, arroz, salada e batata palha, no valor de R$ 10. Além de bebidas, barraquinhas de brincadeiras, bingo e a apresentação de dança italiana dos alunos da Escola Estadual Antônio Militão de Lima.

 

Durante a semana, nos dias 25, 26 e 27 de outubro, acontecerá, às 19h30, o Tríduo de São Judas Tadeu. Em cada dia haverá uma missa especial, com a bênção aos desempregados e oferta de óleo, bênção dos remédios e oferta de arroz e bênção às chaves das casas e oferta de flores. Às 20h30 do próximo sábado, 27, acontece a primeira edição da Noite do Vatapá, com quermesse e show de pagode com o grupo Ogi Tem.

No domingo, 28, as celebrações continuam durante todo dia com quermesse e missas nos horários: 6h30, 8h30, 10h, 15h, 17h e às 19h30 com procissão. Às 7h30 haverá a bênção do bolo, dando início à festa com barracas de doces, biscoito de polvilho com pernil, flores, artigos religiosos, artesanato, pastel, cachorro quente, churrasco e bar, além de brincadeiras de pesca e argola.

O Diácono Orlando Bartaquim diz que a paróquia se organizou para receber um grande público durante toda a programação ao santo. Somente para a Noite da Panqueca serão preparados cerca de 300 pratos. “Será uma grande festa em celebração ao nosso padroeiro, muitas bênçãos serão oferecidas aos fiéis”, comenta.

 

HISTÓRIA – São Judas Tadeu é considerado pelos fiéis como o santo das causas impossíveis. Era natural da Caná da Galiléia, na Palestina e foi um dos doze apóstolos, escolhido pessoalmente por Jesus Cristo. Era primo de Jesus, pois era filho de Alfeu, também chamado de Cléofas, irmão de São José. E sua mãe, Maria Cléofas, era prima-irmã de Maria Santíssima.

São Judas sempre demonstrou um grande ardor pela causa do Reino e, então, o desejo de que o Evangelho se tornasse conhecido de todos. Era o chamado à missão, típico do cristão, daquele que ama a Cristo e guarda a sua Palavra.

São Judas morreu mártir, provavelmente no dia 28 de outubro no ano 70. Foi perseguido graças à coerência que mantinha entre a sua fé e a sua vida, e em função da força de sua pregação, coisas que impressionavam de tal forma os pagãos que estes se convertiam em massa.

Provocando a fúria de feiticeiros, ministros pagãos e falsos profetas, estes acabaram por incitar parte da população contra o santo, que morreu, possivelmente, trucidado a golpes de machado. Esta é a história considerada mais provável, por isso, a imagem do santo traz frequentemente uma machadinha em suas mãos. Além de uma Bíblia, lembrando o seu amor pela Palavra de Deus, e um colar cuja medalha traz o rosto de Cristo, com o objetivo de destacar a sua semelhança com aquele que era seu primo.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x