20 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Comissão investiga UPA

Comissão investiga UPA

14/06/2017 10h22 - Atualizado há 7 anos Publicado por: Redação
Comissão investiga UPA

Os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito que apura as causas da falta de médicos na rede municipal de saúde, do fechamento de duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e as responsabilidades pela reabertura da UPA da Cidade Aracy sem a presença de médicos, fizeram a primeira diligência da manhã de ontem, na Unidade da Vila Prado.

A visita in loco faz parte de uma das estratégias de investigação. Há semanas, foram solicitados documentos e alguns, por causa do volume, precisaram ser checados presencialmente pela Comissão. O presidente da CPI, vereador Lucão Fernandes (PMDB), confirmou que, na manhã de ontem, existiam seis médicos de plantão na UPA Vila Prado e quatro enfermeiros padrões. “A UPA tem três consultórios médicos, outros dois foram improvisados e existia um sexto médico de sobra. A gente acredita que, com um pouco mais de esforço, a Prefeitura consegue abrir uma segunda UPA”, explicou.

Lucão estava acompanhado da vereadora Cidinha do Oncológico. Eles disseram que é a população do Cidade Aracy quem mais sofre com as UPAs fechadas. A parlamentar do Solidariedade afirmou que mães se deslocam do bairro até a Vila Prado a pé em busca de atendimento. “O povo sofre bastante”, resumiu.

Segurança

O secretário de Saúde, Caco Colenci, explicou ao Primeira Página que ainda há uma oscilação no número de médicos na escala, o que impede a abertura de uma segunda UPA. “Segunda-feira tem seis médicos, na terça tem cinco, no final de semana não temos médicos e temos de lançar mão de horas-extras… então não temos segurança da complementação da escala médica. Isso oscila muito e se faltam dois médicos, tenho de fechar a UPA novamente, e isso a população não quer”, explicou.

“Eu preciso de dois médicos na escala de 12 horas. Temos um concurso aberto que deve finalizar em setembro e temos outro processo seletivo para recompormos a grade horária de urgência e emergência. Paralelo a isso, o jurídico estuda o credenciamento de pessoas jurídicas para completar o quadro médico”, complementou.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x