1 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Como funciona vacinação contra Covid-19 para quem tem comorbidade?

Como funciona vacinação contra Covid-19 para quem tem comorbidade?

Saiba ainda como está acontecendo imunização das pessoas acima de 60 anos, profissionais da saúde e trabalhadores da educação

19/05/2021 07h00 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Como funciona vacinação contra Covid-19 para quem tem comorbidade? Foto: Divulgação

São Carlos (SP) iniciou esta semana a vacinação de pessoas com doenças preexistentes, que tenha diagnóstico de comorbidade e estejam incluídas no Benefício de Prestação Continuada (BPC) estabelecido pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). (Vela tabela nesta reportagem)

A faixa etária das pessoas que estão recebendo a vacina com o imunizante da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz é entre 50 a 54 anos. Na segunda e terça-feira foram as pessoas com 54 e 53 anos, nesta quarta-feira quem tem 52 anos e quinta e sexta-feira, 51 e 50 anos. Porém, não significa que você, que tem 53 anos e não foi no dia determinado, tenha perdido a vacina. A data é para indicar que já pode já pode tomar o imunizante pelo cronograma da Prefeitura.

Outro grupo que já está sendo vacinado é o de gestantes e puérperas (mães que tiveram filho há pouco tempo) com comorbidades que estão tomando o imunizante CoronaVac. “Durante o período de gravidez e amamentação existe uma fragilidade maior do corpo e temos dados epidemiológicos mostrando a gravidade dos casos e o acometimento das mulheres e bebês por Covid-19”, afirmou o neurocirurgião Fernando Gomes ao recomendar a vacinação para este grupo.

Se você estiver dentro do cronograma de vacinação, terá se cadastrar no site (www.vacinaja.sp.gov.br) e preencher formulário disponível no link http://coronavirus.saocarlos.sp.gov.br/VacinaJa e levar a cópia impressa no momento da vacinação.

Serão obrigatórios ainda os documentos de identificação com foto, CPF, comprovante de endereço e o relatório médico legível que comprove a condição de saúde. No link http://coronavirus.saocarlos.sp.gov.br/RelatorioComorbidades você pode acessar e imprimir a lista com os tipos de comorbidades, que estão em consonância com o Plano do Governo do Estado de São Paulo. As pessoas com deficiência permanente devem levar comprovante atual de recebimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC) de assistência social.

ONDE SE VACINAR?

As pessoas devem procurar a Unidade Básica de Saúde de referência próxima à própria residência. Todos os grupos com comorbidades, inclusive gestantes e puérperas, serão vacinados das 9 às 15 horas, nas seguintes UBS:

UBS Aracy – R. Sebastião Lemos, 426 – Cidade Aracy

UBS Redenção – Av. Des. Júlio de Faria, 1700 – Redenção

UBS Santa Felícia – R. Joaquim Augusto Ribeiro de Souza, 40 – Sta. Felícia

UBS São José – Av. Araraquara, 422 – Vila Brasília

UBS Azulville – R. Madre Marie Blanche, 1021 – Jardim Dona Francisca

VACINAÇÃO DE IDOSOS, PROFISSIONAIS DA SAÚDE E EDUCAÇÃO

A imunização para o grupo prioritário acima de 60 anos, os profissionais da Saúde e os trabalhadores da Educação acima de 47 anos, acontece simultaneamente na cidade.  Se você estiver dentro desta faixa etária estipulada e nestas duas categorias de trabalho pode tomar a primeira e a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Basta procurar de segunda a sábado os postos volantes, com sistema drive-thru, localizados na FESC (R. São Sebastião, 2828 – Vila Nery) e no estádio Luisão (Av. Desembargador Júlio de Faria, 800 – Vila Prado) de segunda a sexta-feira das 9 às 13 horas.

Para quem for tomar a primeira dose, será necessário se cadastrar e preencher o formulário. Acesso os links indicados acima.

Lembre-se que para qualquer dose será necessário o documento de identificação com foto e que tenha o número do CPF.

Gripe

11.272 pessoas já estão vacinadas contra o H1N1

São Carlos (SP) já vacinou 11.272 pessoas contra o vírus da Influenza (H1N1) na primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, o que corresponde a uma cobertura vacinal de 11% do público alvo dividido entre crianças até 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.

Do total de pessoas vacinadas, 4.990 são crianças, 710 gestantes, 121 puérperas e 5.124 profissionais da saúde. 275 são outros trabalhadores da saúde que foram vacinados, porém como têm mais de 60 anos, já foram cadastrados como idosos, além de 52 indígenas.

Na segunda etapa serão contemplados idosos (com 60 anos ou mais) e professores das redes pública e particular de ensino.  A imunização se estende até 8 de junho. Segundo recomendação do Ministério da Saúde a pessoa deve esperar 14 dias após a vacina contra a Covid-19 para se imunizar contra a gripe.

A vacinação está sendo realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15h30:

Parque Delta – R. Pedro Cavarette, 151

Santa Paula – R. Luís Saia, 44

Vila Nery – R. da Imprensa, 410

Vila Isabel – R. Vicente de Carvalho, 566

Maria Stella Fagá – Av. João de Lourenço, 40

Botafogo – Estr. Mun. Washington José Pêra, 230

Cruzeiro do Sul – R. Basílio Dibbo, 1055.

As Unidades de Saúde da Família (USF) aplicam a vacina contra a gripe nas pessoas cadastradas no Programa de Saúde da Família, porém será necessário o agendamento.

A última etapa da campanha, a ser realizada entre 9 de junho e 9 de julho, contemplará pessoas com comorbidades (hipertensão, diabetes, asma, entre outras) ou deficiências permanentes, assim como caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo rodoviário e portuário, membros das forças de segurança e do Exército, além de funcionários do sistema prisional.

A população privada de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas também serão imunizados nesta fase.

HISTÓRICO – Ano passado foram imunizadas 70.869 pessoas contra a gripe em São Carlos, 33.204 estavam no grupo de idosos (113,48%), 8.927 profissionais da saúde (113,95%), 6.863 crianças (41,57%), 963 gestantes (40,96%), 214 puérperas (55,30%). Também foram imunizados 1.348 professores (redes públicas e particular), 2.887 adultos de 55 a 59 anos, 6.640 pessoas da força de segurança e salvamento, 13.726 pessoas com comorbidades e dos demais grupos outras 2.073 pessoas.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x