7 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Curso de Libras visa capacitar melhor a população

Curso de Libras visa capacitar melhor a população

06/03/2014 21h27 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Curso de Libras visa capacitar melhor a população

Estão abertas até a próxima segunda feira, 10, na UFSCar as inscrições para o curso em Línguas de Sinais, a “Libras”, a atividade é destinada a todas as pessoas ouvintes interessadas, familiares de surdos, professores das redes municipais de ensino, profissionais em geral, além da própria comunidade universitária, e permite desenvolver atividades que favoreçam a inclusão social por meio do ensino na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

 

O curso que está em seu segundo ano tem a duração de 4 meses aproximadamente, serão 5 módulos que acontecem em 15 encontros, uma vez por semana, com 3 horas de duração.

O Objetivo principal é capacitar melhor através de uma formação completa, onde os alunos terão a oportunidade de conhecer um pouco melhor essa área e assim passar um conhecimento melhor ás pessoas.

Apesar do programa de extensão acontecer em São Carlos (SP), “Há um incentivo muito grande do Ministério da Educação, onde o importante é divulgar esse tipo de trabalho para que no futuro haja um melhor atendimento aos surdos”, afirmou Cristina Broglia F. de Lacerda, Coordenadora do curso.

“Quanto mais esse curso é divulgado, mais pessoas aprendem a Libras, o contato com os surdos fica mais fácil de entender”, como em um atendimento público, no comércio, na escola, enfim, a Libras não pode ser um mistério, temos que quebrar os paradigmas para que ela seja conhecida e comece a ser partilhada pelas pessoas, afirmou Cristina.

Além disso, temos que permitir uma aproximação entre os falantes da Língua Portuguesa e a utilização da linguagem usada pelas comunidades surdas. A utilização da Língua Brasileira de Sinais se mostra necessária especialmente nos espaços educacionais, favorecendo ações de inclusão social e oferecendo possibilidades para a quebra de barreiras linguísticas entre surdos e ouvintes.

Aqui na cidade de São Carlos, há uma carência muito grande de pessoas que conheçam e divulguem a libras, em torno de 90%, temos que buscar profissionais de outra cidade, se não formarmos novos profissionais, não conseguiremos fornecer a essa população uma inclusão socialmente mais efetiva.

Na língua de sinais o surdo consegue detalhar um assunto no ponto de vista dele e para que possamos entender, precisamos de um Intérprete para fazer a tradução.

Um benefício para quem fazer esse curso é que no futuro essa pessoa terá mais chance no mercado de trabalho, será um diferencial no currículo.

Para Lara Ferreira dos Santos, Professora do curso, os alunos estão aceitando melhor a Libras, não há mais aquela rejeição.

 

Mais informações pelo email [email protected].

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x