11 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Dante Peixoto: “Garrotes famintos estão mamando no Governo Airton”

Dante Peixoto: “Garrotes famintos estão mamando no Governo Airton”

20/05/2017 12h17 - Atualizado há 7 anos Publicado por: Redação
Dante Peixoto: “Garrotes famintos estão mamando no Governo Airton”

O velho Karl Marx dizia que a história se repete na forma de farsa. O ex-candidato a prefeito de São Carlos em 2016 e engenheiro florestal, Dante Peixoto, afirma que é exatamente o que está acontecendo com o governo do prefeito Airton Garcia. Segundo ele, a atual gestão municipal, para a qual ele dá nota zero, está promovendo um “segundo ato” da “tragédia” que foi, segundo ele, os quatro anos da administração de Paulo Altomani.

PRIMEIRA PÁGINA – Como o senhor avalia o governo do prefeito Airton Garcia nestes primeiros quatro meses e meio?

Dante Peixoto – É a repetição enquanto tragédia do último governo que São Carlos teve. A essência de como se fazer a política não mudou nada. Se montou um condomínio político, onde cada um tem seu terreninho, seu espacinho para se preservar uma suposta maioria na sociedade e na Câmara Municipal para que não se tenha oposição e não se discuta nada. Isso faz com que não se discuta nada porque o que prevalece sempre são os interesses de alguns grupos sobre os interesses da população. Assim está acontecendo na saúde, na educação e em todos os aspectos da cidade. Eu já cantava esta bola: ou se altera este sistema político para atender a maioria da população ou vamos continuar assim. Aliás, às vezes parece que o governo do Airton nem começou. Tenho às vezes a impressão de que a porta foi batida dia 31 de dezembro de 2016 e não se abriu mais. De lá para cá, São Carlos só perdeu coisas e não ganhou nada, o que é muito grave, pois estamos falando de saúde e de melhorias urgentes na educação. O prefeito se comprometeu na campanha até de modo leviano, lançando propostas que não tinha a intenção de cumprir. Muita gente acreditou e estamos numa grande desilusão que toda a população vive e sofre cada vez mais e cada vez menos é respeitada. Ao invés de bezerros desmamados estamos vendo cada garrote grandão mamando nesta cidade, tirando o que era para ser do povo em proveito próprio, o que é muito triste e muito grave, mas infelizmente, é o que vem acontecendo em São Carlos. 

 

PP – O senhor acredita que Airton conseguirá cumprir a promessa de construir uma creche por mês durante o seu governo?

Dante Peixoto – A gente sabe que as coisas, para serem feitas, têm que ser feitas com planejamento. De nada adianta tirar propostas mirabolantes da cartola na hora da eleição, sabendo que depois vai ter muita dificuldade para executar isso. Foi dito e feito. Não tinha como ele fazer uma creche por mês. Se fosse depois de um ano de governo ou depois de dois anos de governo, poderia até dizer, mas teria que dizer como.  E somente há uma maneira, que é investir mais na educação. A outra possibilidade seria criar uma equipe técnica para se fazer projetos e buscar recursos na União e junto a fundos de financiamento. Mas não há competência no atual governo, gente capacitada para fazer isso. 

 

PP – Como o senhor viu o fechamento de duas UPAs na atual gestão?

Dante Peixoto – Esta questão era uma espécie de tragédia anunciada.  Durante a campanha tínhamos o diagnóstico de que senão houvesse um plano de emergência para a saúde, a cidade enfrentaria o caso. Ainda achamos que hoje a cidade está tendo sorte de não estar enfrentando uma epidemia, seja de gripe ou dengue, porque a cidade já algum tempo é deficitária em estrutura para atender a saúde. Tinha que ter gente técnica capacidade para fazer uma saúde de qualidade e gratuita para toda a população de São Carlos. Então teríamos hoje as UPAs abertas e atendendo a população. 

 

PP – O asfalto da cidade está esburacado e governo tem dificuldades para fazer a licitação. Como o senhor analisa tais fatos?

Dante Peixoto – A situação é de calamidade no asfalto e na estrutura pública em geral. Se formos parar para analisar a iluminação pública em certas regiões é péssima. A limpeza pública é bastante precária. Isso faz com que cheguemos a situações como estas, com várias licitações sendo suspensas por inobservância de algumas leis. Gostaria de estar discutindo a grande política de São Carlos, como a cidade vai estar no futuro. Mas infelizmente discutimos o básico do básico do básico, como estruturas públicas fechadas para o atendimento de saúde, falta de merenda e ruas intransitáveis. Não temos o básico e está muito complicado. 

 

PP – O atual governo não pagou os médicos e briga com a Santa Casa. Como o senhor analisa isso? 

Dante Peixoto – A realidade é que gostemos ou não o único hospital público que atende a população pelo SUS é a Santa Casa. Por mais que possamos discordar do sistema de gestão ou política daquele hospital, reconhecendo isso e sabendo que a população depende desse serviço, a Prefeitura de São Carlos tem que fazer de tudo para que este serviço seja prestado da melhor forma possível. Fora disso tudo o que se falar é politicagem. 

 

PP – Como vê o relacionamento político entre prefeito e Câmara? 

Dante Peixoto – Antes até de analisarmos o relacionamento do prefeito com a Câmara, em primeiro lugar o prefeito tem que ter um bom relacionamento com a população. Ele disse durante a campanha que era a própria participação popular. Hoje ouvimos relatos de que a cada vez que houve uma polêmica entre o prefeito e um popular, ficamos sabendo que houve murro na mesa, que houve escândalo… Tem até um vídeo que circula na internet numa situação lamentável. Nem sei o que aconteceu, mas é lamentável que um prefeito com o poder que tem nas mãos, que tem o poder que tem sobre um cidadão de nossa cidade, e falando com voz alta com um cidadão, é uma demonstração de que não se deseja que se estabeleça o diálogo, e que haja participação. Nisso entra a Câmara, entra a sociedade civil organizada, os movimentos sociais e a população que não é organizada, mas que tem suas necessidades e que quer falar. São Carlos hoje padece da falta de oportunidade de diálogo entre todos aqueles que querem e que precisam discutir o presente e o futuro de nossa cidade.

 

PP – O senhor enxerga algo de positivo na gestão de Airton Garcia?

Dante Peixoto – É difícil encontrarmos algo positivo nesta administração. Sei que em menos de cinco meses é também difícil você apresentar alguma coisa de concreto. Mas o mandatário da cidade falou tanto na campanha em desmamar a bezerra. Era hora de isso estar sendo apresentado na prática nestes primeiros meses de governo. Mas infelizmente isso ainda não está posto. Os problemas continuam. No transporte coletivo fala-se de mudar tudo para mais uma vez não mudar nada. 

 

PP – Que nota o senhor daria para este início de governo do prefeito Airton Garcia?

Dante Peixoto – Como sou professor, damos notas conforme as perguntas respondidas. E como todas as respostas mostram dados negativos, a nota é zero. Vai ter que trabalhar muito mais para passar de ano. A média mínima é cinco. Vai ter que trabalhar muito para chegar à nota cinco. Vai ser difícil para este governo passar de ano e mais difícil ainda para a população de São Carlos. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x