17 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Debate na UFSCar aborda comunicação contemporânea

Debate na UFSCar aborda comunicação contemporânea

21/03/2017 09h34 - Atualizado há 7 anos Publicado por: Redação
Debate na UFSCar aborda comunicação contemporânea

Com o advento da Internet, o mercado da comunicação vive em plena transformação. O comportamento dos internautas nas mídias sociais, o papel dos influenciadores na formação da opinião dos usuários da rede, a produção de conteúdos para multiplataformas midiáticas impactam o trabalho dos comunicadores, que devem acompanhar essas mudanças para estarem em sintonia com as novas demandas do mercado audiovisual.

Para abordar essas questões atuais de pesquisa e da atuação profissional na área de comunicação no Brasil, no dia 21 de março acontece o primeiro evento da Rede de Debates – Estudos de Comunicação Contemporânea na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), realizado pelo Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som (GEMInIS) da Universidade, que reúne especialistas da academia e profissionais com destacada atuação no mercado de trabalho.

As formas de uso da análise de redes sociais na prática jornalística serão abordadas pela jornalista Soraia Lima, doutoranda da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). “O jornalismo de dados vem para trazer uma análise mais aprofundada dos fenômenos que ocorrem dentro e fora do ambiente digital, além de potencializar o uso de ferramentas inteligentes para a divulgação de informações”, explica a especialista. Já o modo de se relacionar e trabalhar com influenciadores, o que tem sido considerado primordial na área de comunicação, será tratado por Gabriel Ishida, especialista em inteligência e análise de dados.

Por fim, Lucy Oliveira, também jornalista, vai abordar as relações entre propaganda eleitoral negativa e a imprensa brasileira. Usando as eleições presidenciais de 2014 como estudo de caso, ela vai mostrar como, para além das mídias sociais, a imprensa foi de extrema importância na veiculação de informações para o eleitorado. 

LANÇAMENTO

Durante o evento, haverá o lançamento do livro “Monitoramento e Pesquisa em Mídias Sociais – metodologias, aplicações e inovações’”, organizado por Tarcísio Silva e Max Stabile, do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (Ibpad). A obra, que oferece diversos dados sobre mídias sociais, reúne colaborações de uma rede de profissionais e pesquisadores que atuam em universidades, empresas e agências de comunicação. São abordados temas básicos, mas ainda controversos, como análise de sentimento, atendimento ao consumidor e etnografia, assim como memes e outras inovações. O lançamento acontece a partir das 18 horas. Logo em seguida, a partir das 19h30, começa a mesa-redonda.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x