10 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Depressão é tema de debate na USP

Depressão é tema de debate na USP

27/05/2017 12h06 - Atualizado há 7 anos Publicado por: Redação
Depressão é tema de debate na USP

No próximo dia 31 de maio, o programa USP Talks promoverá um debate sobre depressão. O evento contará com as palestras do professor titular do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Jair Mari, e da especialista em Epidemiologia Psiquiátrica do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Laura Andrade.

Falar sobre o assunto é de grande importância, pois dados da Organização Mundial da Saúde divulgados no dia 23 de abril deste ano mostraram que, entre 2005 e 2015, houve aumento de 18% nos casos de quadros depressivos. Atualmente, estima-se que mais de 300 milhões de pessoas de todas as idades sofram com a doença, segundo a OMS. O órgão alertou ainda que a depressão é a principal causa da incapacidade laboral no planeta e, em casos extremos, pode levar ao suicídio: quase 800 mil pessoas se suicidam todos os anos. A doença é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos.

A psicóloga Mirela Almeida, colunista do Primeira Página, alerta que uma depressão não devidamente tratada pode sim levar ao suicídio, inclusive em idosos. 

De acordo com a também psicóloga Thaiane de Fátima Barbosa, especialista em terapia cognitivo comportamental, que trata, entre outros quadros psicológicos, da depressão, a doença não é uma fraqueza de caráter, é uma doença que pode aparecer em qualquer idade.

Ela destaca a importância de se ficar atento aos primeiros sintomas, pois eles podem ajudar no diagnóstico precoce da doença. Sintomas como desânimo, ficar cansado facilmente, não sentir prazer em atividades que costumava ter, desinteresse, apatia, diminuição da libido, tristeza e não ver sentido da vida, são sinais de que a pessoa pode estar com depressão.

Além da presença desses sintomas, a profissional destaca que hoje na clínica de psicologia há materiais específicos de depressão e testes que ajudam a ter um diagnóstico completo sobre a doença, ajudando na eficácia do tratamento.

O que é a depressão ? – Thaiane afirma que muitas pessoas confundem tristeza com depressão. A tristeza é um sentimento passageiro e todos nós já sentimos um dia. Já a depressão é grave e é confundida com frescura, afirma.

A depressão prejudica a vida do doente, tirando a pessoa de sua rotina de vida normal (convívio social), afetando as principais atividades do dia a dia. O indivíduo passa a não conseguir realizar o que pra ele antes era normal, por exemplo, limpar a casa, ir ao supermercado e trabalhar.

Possíveis causas – De acordo com Thaiane Barbosa, as causas mais prováveis da depressão são fatores genéticos, fatores ambientais e fatores químicos (alterações químicas no cérebro, tendo uma diminuição nos neuro transmissores, como serotonina, noradrenalina e dopamina).

Quando a pessoa está com depressão ela altera a forma como se relaciona consigo mesma, com os outros e com o mundo, ficando a sua visão afetada negativamente.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x