20 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Devotos celebram Dia de Santo Antônio

Devotos celebram Dia de Santo Antônio

14/06/2017 10h24 - Atualizado há 7 anos Publicado por: Redação
Devotos celebram Dia de Santo Antônio

Em comemoração ao Dia de Santo Antônio, celebrado ontem, 13 de junho, milhares de fiéis foram até a paróquia do “Santo Casamenteiro”, que fica localizada na Vila Prado, para agradecer e rezar, e também garantir um pedaço do bolo de 132 metros de comprimento. 

As celebrações na paróquia tiveram início logo nas primeiras horas da manhã, com uma alvorada festiva às 6h. Em seguida, foi celebrada a missa com a bênção dos pães, às 6h30. Às 8h aconteceu a bênção e a venda do tradicional bolo de Santo Antônio.

Em seguida, às 9h, houve a missa com unção dos enfermos e novamente a bênção de pães. Em outros horários também foram celebradas missas com a bênção de pães. Para finalizar as comemorações, às 19h foi realizada uma missa, com a procissão da imagem de Santo Antônio, além da queima de fogos.

De acordo com o pároco da igreja, Márcio André Massola Gaido, milhares de pessoas passaram pela igreja ontem, apesar do frio da manhã.  “É uma alegria para nós esse dia, um dia bastante festivo, um dia em que a nossa comunidade se alegra e celebra bastante pela festa do seu padroeiro. Quantas e quantas pessoas que passam aqui pela Igreja de Santo Antônio. A devoção do povo, a fé do nosso povo, é grande e vem para louvar, para agradecer, a Santo Antônio, o nosso padroeiro, por tantas maravilhas que Deus nos derrama através de sua intercessão”, comentou o pároco. “É uma festa muito bonita aqui na nossa paróquia, haja visto a quantidade de gente que participa. Passam muitas pessoas durante o Dia de Santo Antônio aqui na Igreja. Tivemos sete missas ao longo do dia”, completou.

O sacerdote agradece a cada um que colaborou e participou das festividades no dia de ontem. “Queremos agradecer muito a presença de cada um, nosso povo é um povo muito participativo, muito bom e que Deus continue derramando tantas e tantas graças, no coração do nosso povo por intercessão de Santo Antônio é o que nós pedimos”, enfatizou. 

O padre também lembra que muitos fiéis vão nesta data até a igreja para agradecer ou até pedir devido a Santo Antônio ser conhecido como casamenteiro. “Muita gente passa pela igreja para fazer a sua prece e também agradecer. Muitos acreditam na força do santo casamenteiro”, ressaltou. “Vamos à Igreja porque manifestamos nossa fé, onde expressamos nossa fé, são tantas as necessidades que nós temos. A gente vai para agradecer a Deus sobre tudo e colocar diante de Deus nossos pedidos e nossas necessidades e sabemos como Santo Antônio intercede por nós todos. É bonito ver quantas pessoas que narram as graças alcançadas por intercessão de Santo Antônio”, concluiu. 

Bolo

O bolo de 132 metros de comprimento rendeu aproximadamente 15.700 pedaços e foi preparado com 870 dúzias de ovos, 400 kg de açúcar, 400 kg de farinha, 70 litros de leite, 30 litros de chantili, 20 kg de coco, 190 litros de calda para molhar o bolo e 45 pacotes de leite condensado de 5kg e contou com a ajuda de 60 voluntários. A maioria dos ingredientes foi obtida por meio de doações dos fiéis. 

Cada pedaço foi vendido a R$ 4 e toda a verba será revertida aos projetos sociais da igreja. Na avaliação do padre, a simbologia do bolo se assemelha à questão do pão de Santo Antônio e a postura franciscana que ele tomou em vida, distribuindo ou repartindo o alimento com os menos favorecidos. “É um princípio de que quando se partilha, nada falta, pois até sobra”, comentou.

Festa segue até o dia 9 de julho

Uma grande festa está sendo realizada para comemorar o Dia de Santo Antônio, que começou no último dia 3 de junho e prossegue até 9 de julho. A quermesse conta com barracas típicas, sorteio de números e serviço de bar completo, durante os sábados e domingos de junho e dos dois primeiros finais de semana de julho. 

O padre Márcio agradece à colaboração de todos para que fosse possível realizar a festa. “Queremos agradecer muito a Deus, tantas e tantas pessoas que colaboram conosco, que estão trabalhando neste dia festivo durante todo o mês de junho, até o dia 10 de julho. Nós queremos agradecer muito, cada um que dá o pouquinho do seu tempo, da sua vida, para trabalhar, colaborar com a nossa comunidade. E a todos aqueles que ajudam de uma forma direta ou indireta as nossas festividades e comunidade paroquial”, enfatizou.

Para finalizar, o padre convida a todos para participar da vida religiosa e também da quermesse. “Gostaria de aproveitar para convidar a todos que participem de nossa comunidade, tanto da vida religiosa quanto também das festividades, com a nossa quermesse. Queremos que todos se sintam bastante acolhidos. Todos são muito bem-vindos, que todos possam se sentir família nessa comunidade que Santo Antônio tem nos abençoado muito. Deus tem derramado muitas graças por intercessão do nosso padroeiro”, encerrou.  

Para encerrar as festividades, no dia 16 de julho acontece a festa julina, com a missa às 19 horas e em seguida a festança. A Paróquia de Santo Antônio de São Carlos fica na Praça Padre Roque P. de Barros, na avenida Sallum, na Vila Prado.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x