17 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Dia Mundial sem Carro tenta conscientizar população

Dia Mundial sem Carro tenta conscientizar população

22/09/2012 13h01 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Dia Mundial sem Carro tenta conscientizar população

O Dia Mundial Sem Carro é comemorado neste sábado, 22, simultaneamente em diversos lugares do mundo para conscientizar as pessoas sobre os danos da emissão de gases do efeito estufa e da importância do uso de transportes alternativos e de massa.

 

Em São Carlos diversos eventos abertos a toda população para comemorar a data serão realizados neste final de semana. Hoje, das 8 às 14h, na Praça do Mercado, haverá o movimento Vaga Viva onde ciclistas e conscientizadores ocuparam as vagas destinadas a veículos de forma inteligente e diferente, passando mensagens socioambientais à população.

Além disso, será oferecido um curso de Oficina Segura e Mecânica Básica de bicicleta e distribuição de panfletos com dicas e orientações para os ciclistas.

No domingo, às 9h, a comemoração continua com o passeio ciclístico com o percurso de 10 km, partindo do Clube da Electrolux na Vila Isabel, com uma parada no parque do Kartódromo para um descanso, e prosseguindo até o clube da Tecumseh II no Jockey Clube. Importante ressaltar a necessidade do uso dos equipamentos de segurança para a atividade.

A ideia do “Car Free Day” foi criada na França e entrou em ação no ano de 1998, sendo adotada por trinta e cinco cidades do país. Rapidamente a ideia foi difundida em vários países da Europa e outros continentes.

Hoje a facilidade e a comodidade em ter um veículo fazem com que cada vez mais pessoas adquiram o bem de maneira descontrolada e sem consciência ambiental. É preciso enxergar que pequenas ações podem transformar o mundo. Fazer uma caminhada sempre que possível ajuda a saúde, economiza combustível e não polui o planeta.

Ao contrário dessas, outras pessoas têm adotado a bicicleta como meio de transporte sustentável para passeio ou trabalho. Mas para incentivo e segurança à população seria necessário que houvesse mais ciclovias, a fim de facilitar o trajeto dos ciclistas.

Em São Paulo, em maio deste ano, deu-se início a um projeto de aluguel de bicicletas promovido pela prefeitura em parceria com a iniciativa privada. Atualmente são oferecidas mil unidades em 100 estações de locação e até 2014, a previsão é que sejam 3 mil bicicletas em 300 postos.

O rodízio de carros também é uma excelente forma de diminuir a poluição atmosférica e os engarrafamentos das grandes cidades. Porém, a única cidade brasileira que adotou a rotatividade seletiva foi a capital. O rodízio foi implantado através da Lei nº 12.490/97 e funciona nos horários de pico. As regras são seguidas em todos os dias da semana, trocando apenas os finais das placas dos carros. Os motoristas que não respeitam as leis são multados, perdem quatro pontos na carteira.

No Brasil, desde 2003, o carro flex passou a ser produzido ajudando com a diminuição de gases poluentes através do etanol. Porém ainda há a discussão se realmente este combustível polui menos, e se for, se a diferença é significativa para o meio ambiente.

Portanto a melhor opção é a conscientização de todos para uma significativa diminuição de emissores poluentes no ar. Garantindo assim um ambiente mais saudável e benéfico a todos.

 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x