28 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Docente da UNICEP participa de curso sobre informações meteorológicas

Docente da UNICEP participa de curso sobre informações meteorológicas

04/08/2016 12h08 - Atualizado há 8 anos Publicado por: Redação
Docente da UNICEP participa de curso sobre informações meteorológicas

O Prof. Dr. Luís Roberto Paschoal do curso de Engenharia Agronômica da UNICEP participou nos dias 27 e 28 de julho do curso “Treinamento para Utilização e Interpretação de Informações Meteorológicas Disponibilizadas pelo IPMet”. Este curso foi promovido pelo Centro de Meteorologia de Bauru, Instituto de Pesquisas Meteorológicas, da Faculdade de Ciências da UNESP. 

O curso, teórico e prático, visa o treinamento e ensino do usuário a interpretação correta das informações meteorológicas fornecidas pelo site, ou seja, os produtos disponibilizados e gerados pelos radares tipo Doppler instalados nas cidades de Bauru e Presidente Prudente, tais como Layers, PPI (Plan Position Indicator), CAPPI (Constant Altitute Plan Position Indicator), Echo Top e Alertas gerados pelo TITAN (Thunderstorm Identification, Tracking, Analysis and Nowcasting), bem como, empregando estações “Metar” manuais e automáticas.

Dentre os tópicos estudados, o programa do curso abordou vários aspectos da meteorologia e suas aplicações, desde a atmosfera terrestre, variáveis, circulação atmosférica, massas de ar e sistemas frontais, escalas, etc., sempre empregando muitos exemplos e exercícios. 

Houve também uma sessão prática onde ocorreram estudos de casos reais (tempestades, vendavais, granizo, tornados e também queimadas) ocorridos no Estado de São Paulo em que, empregando-se os produtos em modo operacional, foi possível a visualização, interpretação e a manipulação das informações.

Paschoal enfatizou a importância de sua participação: “O conteúdo será utilizado dentro da disciplina ‘Agrometeorologia e Climatologia’ oferecida aos alunos do 6° período de Engenharia Agronômica. Nesta disciplina, os estudantes têm a oportunidade, também, de operar e interpretar dados da estação meteorológica da UNICEP, do campus e do sítio experimental, além dos parâmetros fornecidos pelo radar meteorológico tipo Doppler”. Para os alunos é uma excelente oportunidade de estudarem o impacto do clima como o fator meteorológico na produtividade e qualidade agrícola dos cultivos. 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x