4 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > TVs de LED já tomam 50% das vendas na cidade

TVs de LED já tomam 50% das vendas na cidade

13/04/2012 09h14 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
TVs de LED já tomam 50% das vendas na cidade

Em três lojas de eletrodomésticos de São Carlos, as TVs de LED (Diodo Emissor de Luz, em português) já são vendidas em pé de igualdade às de Display de Cristal Líquido (LCD, na sigla em inglês). Motivo que tem levado o consumidor a optar no momento da compra pelo modelo LED está ligado aos 40% de diferença na economia de energia, garantidos pelas fábricas em relação às TVs LCD.

No país, as vendas de televisores de tela fininha, as TVs de LED, devem ultrapassar neste ano as de tela mais grossa, de LCD, segundo pesquisa revelada pela Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros). Dos 10,5 milhões de TV de tela fina comercializados em 2011, mais da metade (60%) foi de LCD e 40% de LED. Fabricantes dos aparelhos no Brasil projetam que em 2012, as proporções devem se inverter e a TV de LED deverá responder por 60% das vendas.

O gerente operacional das Lojas Cem, em São Carlos, Bruno Eduardo Viveiros, descreve que na terça e quarta-feira as vendas de TVs na loja tiveram a seguinte configuração: foram seis aparelhos de LED, contra cinco de LDC e uma pequena vantagem para o cristal líquido que no ranking da quarta-feira ficou com seis aparelhos contra dois de LED. “Na média se chega perto dos 50% comparando os dois dias como exemplo”, revela.

Ele indica que de novembro para cá a LED tem ganhado mercado pautada pela lei do custo/benefício. Em um ano a economia de energia já paga a diferença de R$ 900,00 entre um aparelho da mesma marca com 40 polegadas, comercializado atualmente na loja. “Tem que se levar em conta que as TVs de LED já trazem embutida a tecnologia que dá acesso à internet e a redes sociais”, afirmou Viveiros.

Com diferenças menores, o gerente de vendas da loja de eletrodoméstico J. Mahfuz, Fabrício Dantas, afirmou que ocorreu um crescimento de 30% nas vendas das TVs de LED nos últimos seis meses, mesmo com a queda de 10% nos preços da LCD. “Na minha tabela de venda desta semana um aparelho de LCD de 40 polegadas recebeu um desconto de 8%, de R$ 1.699,00 para R$ 1.499,00, mas mesmo assim a LED está à frente nas vendas”, indicou.

Para o coordenador de produção da loja Colombo, Rafael Carlos Sitolin, a fatia da vendas TV de LED já passou a de LCD. “Tem de levar em conta que quem vai trocar de aparelho de televisão já busca a tecnologia de ponta. Como essas TVs a cada ano ganham inovação, acabam ficando ‘velhas’ (aspas indicadas por ele na fala) muito rápido. Por isso vale investir no que tiver de mais novo”, declarou.

 

DIFERENÇAS – A peculiaridade entre os modelos de TVs é que LCD é a tecnologia e LED é o tipo de iluminação, como explicou o professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, Euclydes Marega Júnior que também é pesquisador do Grupo de Óptica da universidade.

“Uma TV de LED é LCD. Só que essas LCDs que custam menos não são iluminadas por LED, mas sim por lâmpadas comuns. A diferença de preço entre elas é por um simples motivo, LED é uma tecnologia mais nova”, disse o físico ao explicar que a inovação gera custo.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x