5 de Julho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Doutorado em Engenharia Elétrica na USP completa 20 anos

Doutorado em Engenharia Elétrica na USP completa 20 anos

27/07/2017 09h17 - Atualizado há 7 anos Publicado por: Redação
Doutorado em Engenharia Elétrica na USP completa 20 anos

No próximo dia 07 de agosto, uma segunda-feira, será comemorado os 20 anos do Programa de Doutorado em Engenharia Elétrica na Universidade de São Paulo (USP).

De acordo com o professor doutor Luís Fernando Costa Alberto, coordenador da pós-graduação da USP, o programa de Doutorado em Engenharia Elétrica na EESC é um programa recente e completa apenas 20 anos. Neste curto intervalo de tempo, atingiu a nota máxima em avaliação da CAPES (nota 7). Luís salienta que apenas 3 cursos de pós-graduação em Eng. Elétrica no Brasil possuem esta nota. “Isto significa que o programa atingiu, neste curto intervalo de tempo, excelentes padrões de qualidade em produção científica e formação de doutores”, disse.

Segundo o coordenador, o programa tem, para os padrões brasileiros, um nível considerável de internacionalização. Vários docentes e estudantes desenvolvem atividades de pesquisa em colaboração com pesquisadores estrangeiros e o programa recebe com frequência alunos de outros países. O programa forma em média 20 doutores por ano, muitos dos quais estão atuando em atividades de ensino e pesquisa em instituições de destaque no exterior e no País, ressaltou o professor. Muitos deles são coordenadores de cursos e diretores de institutos. Luís destaca que há egressos atuando também em importantes centros de pesquisa e nas agências nacionais de energia. “Portanto, o programa tem grande importância na formação de recursos humanos e na geração de ciência no Brasil”, lembrou. Luís Fernando disse que o programa formou mais de 240 doutores nestes 20 anos. Desde 1976 foram mais de 850 mestres formados no programa.

Projetos – Sobre projetos desenvolvidos que tiveram destaques nacional e internacional, o professor disse que existem diversos projetos de pesquisa que tiveram repercussão nacional e internacional, o que pode ser comprovado pelos excelentes índices de citações dos trabalhos publicados, pela participação dos pesquisadores em projetos de cooperação com outras instituições nacionais e internacionais e pelos prêmios recebidos por alunos em conferências nacionais e internacionais. Eu destacaria, ressaltou, entre as atividades recentes, o oferecimento de um Programa de Doutorado Interinstitucional (DINTER) com a Fundação Parque Tecnológico Itaipu, que tem por objetivo a formação de recursos humanos (formação de doutores na área de Sistemas Elétricos de Potência) na região das 3 fronteiras em Foz do Iguaçu e a aprovação de um convênio de dupla titulação com a Vrije Universiteit Brussel, da Bélgica.

Comemoração – A abertura do evento de comemoração está programada para as 9h da manhã. No período da manhã teremos uma breve apresentação do programa seguida de palestra do Pró-Reitor de Pós-Graduação da USP, Prof. Carlos Gilberto Carlotti Junior, destacou Luís.

Para o período da tarde estão programadas 2 mesas redondas. A primeira tem por objetivo discutir o futuro da pós-graduação em engenharia no Brasil, e em particular da pós-graduação em engenharia elétrica. A segunda discutirá o ensino de pós-graduação. Nas mesas redondas está previsto a participação de pesquisadores e professores com grande experiência em ensino e pós-graduação, ex-alunos, representantes de empresas e das agências de fomento, finalizou Luís Fernando.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x