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E-mails falsos podem trazer prejuízos financeiros

02/12/2011 15h59 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
E-mails falsos podem trazer prejuízos financeiros

É bem provável que qualquer usuário de Internet já tenha recebido algum e-mail que possuía como remetente uma instituição financeira, do governo ou até mesmo empresas de serviços, seguido de um link para atualizar dispositivos de segurança utilizados em operações online ou preencher formulários para renovação de cadastro.

Scams ou phising scams é o nome dado a tais mensagens, que atualmente são consideradas uma das principais fraudes que circulam pelo universo cibernético. Clicar no link deste tipo de e-mail permite aos fraudadores a aplicação de diferentes golpes, inclsuive os que trazem prejuízos financeiros às vítimas.

De acordo com o analista de sistemas, Julio C. Gava, a lista de fraudes na internet é imensa, porém muitas empresas já contam com métodos para evitar estes problemas. “O uso de Firewall para bloquear os sites e spams é um exemplo. Existem várias maneiras para se precaver, mas nenhum sistema é 100% seguro, tudo depende do usuário que está por trás. A melhor forma de se proteger é primeiramente usar o bom senso”, explica.

Promessas de dinheiro fácil ou promoção, instalação de arquivos cujo conteúdo é

desconhecido e, principalmente, pedidos para clicar em links são exemplos de fraudes das quais o usuário deve tentar se proteger. “No site do CERT (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil), www.cert.br, é possível obter uma cartilha com várias dicas de segurança, tipos de ameaças e de como se defender”, alerta o analista de sistemas.

A estudante de psicologia Luciana S. Silva, que constuma realizar transações através do Internet Banking (canal utilizado para realizar operações financeiras online) quase foi mais uma vítima destes golpes. “Recebi um e-mail com o título “VISA – Segurança”. Eu abri a mensagem, pois possuo cartão com esta bandeira, e nela estava escrito que uma fraude havia sido detectada na minha última compra. Coincidentemente, na mesma semana, eu tinha comprado um produto via internet. Em seguida eu entrei em contato com a empresa e com o banco, mas a informação não procedia”, relata.

Já com a radialista Roberta Salomão Russo o remetente do e-mail pertencia ao Banco Santander e informava que sua assinatura eletrônica estava expirada e que, caso a reativação não fosse realizada, seria cobrado o valor de R$83 para o envio de uma nova assinatura. “Eu fiquei na dúvida, porque possuo conta neste banco, mas quando abri a mensagem identifiquei vários erros de português e logo imaginei que fosse algum golpe”, afirma.

Normalmente, as instituições que são alvos de fraudes trazem mensagens de alerta em seus sites. No caso do Banco Itaú, por exemplo, está descrito que a empresa não envia e-mails com links solicitando a instalação de dispositivos, já que esse processo é feito somente pelo site da instituição após acesso online à conta.

Para denunciar tentativas de fraudes por e-mail, o usuário deve encaminhar as mensagens suspeitas ao [email protected]“>[email protected], endereço eletrônico da Polícia Federal para denúncias de crimes na Internet.

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