5 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Educadora leva crianças para o mundo mágico da leitura

Educadora leva crianças para o mundo mágico da leitura

11/10/2013 23h28 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Educadora leva crianças para o mundo mágico da leitura

Formada em Letras e com especialização em Educação Infantil e a Escola de Nove Anos, Thaís Trisltz, trabalho com o 2° ano do fundamental I na Educativa e com educação infantil na CEMEI Juliana Peres. Ela afirma que o incentivo à leitura é fundamental. Segundo ele, semear o hábito e o gosto da leitura entre as crianças é incentivar na formação correta, através do incentivo à criatividade e a reflexão. “Temos a hora do conto todos os dias, eu inicio o nosso dia com uma história, sempre trago um livro para contar, mas as crianças também gostam de trazer livros, então conto também as histórias que eles trazem. Também temos momentos em que as crianças ficam a vontade para folhear livros, ver as imagens e recontar as histórias conhecidas”.

 

Para Thaís é importante o “mergulho” da mente dos jovens nas histórias, fazendo com que vivam novas emoções através dos livros. “O hábito de ler sempre, ter contato com os livros participando do universo das histórias, rindo, se assustando, ficando triste ou vivendo uma aventura, proporciona um prazer que permite a exploração de outros mundos reais ou imaginários fazendo com que as crianças sintam como é bom se entregar a leitura e terminando sempre com um ‘sabor de quero mais”.

O prazer que a leitura e o contato contínuo com os livros, segundo a educadora, proporciona faz as crianças terem vontade de ler cada vez mais, e essa vontade irá transformar essas crianças em futuros leitores, leitores fluentes, eficientes no uso da escrita, com boas ideias e grandes conhecedores da literatura.

Porém, ela admite que no mundo atual, tomado pela tecnologia e pelo individualismo, incentivar a leitura não é algo simples. “A tarefa é complicada se a criança precisar adquirir esse habito sozinha. Daí a importância do papel da escola. O ambiente escolar tem o dever de proporcionar esse momento e esse contato com boas histórias e bons livros, se a criança obitem esse prazer na escola, ela o levará para casa e também para a vida”.

Segundo ela, cabe ao profesosr resgatar as antigas tradições. “O professor tem esse papel. O professor tem que conhecer, gostar e apresentar cantigas e histórias a seus alunos. Dar as crianças a oportunidades de conhecer e conviver com esse universo, assim eles também farão parte.”

Ela recomenda que cada escola tenha um cantinho da leitura. “É muito funcional, mesmo as crianças que ainda não leem sempre, procuram os livros que já contei em sala, e querem contar a história também, observam as imagens e contam como se estivessem lendo. Quanto aos livros dos quais ainda não conhecem a história são facilmente descartados. Isso mostra a importância da leitura, eles gostam dos livros, mas querem saber o que eles dizem”.

 

Ela enfatiza, ainda que a função do professor tornar as crianças Futuros Leitores. Então o professor deve também ser um leitor, uma pessoa que acha a leitura intimamente necessária”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x