17 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Em 3 anos, número de roubos cresce 11% em São Carlos

Em 3 anos, número de roubos cresce 11% em São Carlos

29/11/2013 22h17 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Em 3 anos, número de roubos cresce 11% em São Carlos

As estatísticas da Secretaria de Segurança Pública divulgadas essa semana demonstram que entre 2011 a 2013 o índice de roubos manteve crescimento, em média, de 11%. Na opinião do capitão da Polícia Militar (PM), Valdemir Guimarães Dias, a polícia tem feito o trabalho de combate à criminalidade, mas defende a mudança na legislação.

 

Na comparação entre os 10 primeiros meses de 2011 e o mesmo período de 2013, as principais modalidades de crime cresceram. Os roubos apresentaram uma média de elevação de 11,5%. Em 2011 foram 634 ocorrências no período; no ano seguinte foram 627 casos e em 2013, 708.

“Não nos causa alegria quando verificamos a queda de 20% de roubos na comparação entre os meses. Sabemos que isso é momentâneo. As oscilações no índice de criminalidade vão existir enquanto tivermos legislação falha e estabelecimentos prisionais que não promovam a ressocialização”, afirma o capitão da PM.

O capitão da PM defende a criação de oportunidades e tece críticas ao assistencialismo. “O assistencialismo gera comodidade. Temos de criar mecanismo de oportunidade para o cidadão se reinserir na comunidade”.

Dias aponta para um aumento no número de prisões em flagrante em 17% nos 10 primeiros meses desse ano. Os índices, que incluem as detenções por ato infracional, subiram de 552 em 2012 para 647. “A prevenção policial, aí eu incluo o trabalho da Polícia Civil, resolve um problema temporariamente. Diminui o índice criminal momentaneamente. Se o indivíduo quando sai da cadeia sem um processo de ressocialização, ele volta ao crime, o problema continua. Culpar o judiciário é um erro, uma vez que o judiciário também é refém da legislação”, destacou.

 

OUTROS CRIMES – Na comparação com outros índices, os homicídios apresentaram uma elevação de 35% na comparação entre 2011 e 2013. Se comparados os crimes registrados de janeiro a outubro desse ano e o mesmo período do ano passado, houve queda de 27%.

Os furtos de veículo apresentaram 12,2% de aumento na mesma comparação. Mas na análise entre os números de 2013 e do ano passado, o índice foi menor, de 3,5%. A mesma metodologia se faz com os roubos de veículo, que apresentaram aumento de 59% no período, mas entre 2012 e 2013, o aumento foi menor, de 17%.

Sobre os furtos e roubos de veículo, o capitão enfatizou que uma das medidas de prevenção é estacionar o veículo em local de fácil acesso e visibilidade. A PM orienta ainda quanto à importância de adaptar sistema de segurança no veículo, possibilitando, uma sensação maior de segurança e tranquilidade. De janeiro a outubro a PM recuperou, em São Carlos, 258 veículos.

“Esses resultados são frutos de um trabalho diário das equipes de Policiamento Ostensivo Preventivo e diversificado, por meio das Operações Bloqueios e abordagens nas áreas de maior incidência criminal, o que muito contribui com a preservação da ordem pública”, finalizou capitão Valdemir.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x