22 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Empresa americana faz 1º convênio de patente em São Carlos

Empresa americana faz 1º convênio de patente em São Carlos

17/08/2012 11h35 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Empresa americana faz 1º convênio de patente em São Carlos

Na tarde desta quinta-feira, 16, foi assinado na Embrapa Instrumentação em São Carlos o primeiro contrato de transferência de patente a uma empresa internacional. A tecnologia do protótipo do Sensor de Diedro foi desenvolvida pelo pesquisador Adonai Gimenez Calbo e despertou o interesse de patente da empresa norte-americana.

A empresa Irrometer, instalada na Califórnia, nos Estados Unidos, tem representantes espalhados pelo mundo, sendo uma das líderes mundiais em equipamentos para manejo de água na agricultura. Esta é a primeira experiência que a empresa faz com tecnologia não americana

De acordo com o chefe geral da unidade, Luiz Henrique Capparelli Mattoso, a colaboração com a Irrometer nessa primeira transferência de tecnologia internacional, através do centro de instrumentação, é extremamente importante, pois o Brasil é líder como potência mundial em inovação para o campo. Ao longo desses anos, a Embrapa tem desenvolvido uma série de novas tecnologias como o objetivo de atender a demanda mundial.

“Estamos cumprindo nossa missão como empresa brasileira, líder no desenvolvimento de instrumentação para área agropecuária. Constatamos que essa tecnologia desenvolvida não existia em nenhum país do mundo pela busca de patentes que fizemos pelas publicações técnico-científicas em revistas, demonstrando que não somos apenas líderes mundiais de conhecimento a nível científico, mas também no nível de patente e inovação de tecnologia, sendo esta a primeira a ser aplicada por uma empresa americana” afirma Mattoso.

A Embrapa Instrumentação desenvolve diversas tecnologias, algumas são desenvolvimento de cultivares, manejos e conservação de solos em forma de atender diferentes culturas. 

Segundo o pesquisador, esta transferência é uma experiência muito interessante e nova para a Embrapa e que abre novas oportunidades para que outras tecnologias brasileiras sejam bem recebidas fora do país. “É uma alegria muito grande, pois é um trabalho de vários anos e agora torcemos para que o desenvolvimento do produto chegue ao agricultor e traga mais benefícios, atingindo o nosso objetivo principal”, ressalta Calbo.

 

TECNOLOGIA – O sensor, conhecido como Tensiômetro de Diedro, mede a tensão, ou seja, a força com que a água está retida no solo. Sua sensibilidade para medir ampla faixa de tensão de água no solo permite verificar o momento correto para irrigar, nos mais diversos tipos de solos e substratos. A tecnologia ajuda a tornar o manejo da irrigação mais preciso e direto, contribuindo para aumentar a produtividade agrícola de forma sustentável, ao utilizar sensores que viabilizam economia de água e não demandam de fonte de energia externa para funcionamento.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x