20 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Escolas estaduais estarão de portões abertos para comunidade

Escolas estaduais estarão de portões abertos para comunidade

25/05/2013 13h09 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Escolas estaduais estarão de portões abertos para comunidade

Todas as escolas da rede estadual de ensino de São Carlos estarão neste sábado, 25, das 9h às 17h, com os portões abertos à comunidade para realizar o evento “Um dia na escola do meu filho” que contará com atividades pedagógicas, visando ampliar a participação das famílias na rotina escolar dos filhos.

 

O evento está em sua 3ª edição, tendo início no ano passado, contando com uma edição por semestre. Cada instituição teve autonomia para desenvolver a própria programação com jogos cooperativos, brincadeiras, gincanas e outras atividades de lazer para interação entre pais e filhos.

A ação integra o programa Escola da Família, porém mesmo as escolas que não participam deste projeto irão, a partir deste ano, realizar o evento “Um dia na escola do meu filho”.

A coordenadora regional do programa Escola da Família, Mara Silvia de Souza, diz que o objetivo é que os professores de sala, educadores profissionais, funcionários e comunidade se unam em prol de uma educação que possibilite o estreitamento de laços de respeito, participação e construção de um espaço mais democrático.

“Pesquisas já indicaram que os alunos aumentam o rendimento nos estudos e interesse na escola quando a família participa ativamente da sua rotina escolar”, afirma Mara.

Toda a programação do evento será baseada nas atividades já realizadas pelas escolas no Programa Escola da Família, que envolvem as áreas de esporte, cultura, trabalho e saúde.

Além disso, as demais que participam do programa, adicionaram outras atividades de lazer, entretenimento, culinária, estética ao evento, como bingos, roda de conversas e palestras de variadas temáticas e padaria artesanal com receitas diversas de bolos para servir aos visitantes.

Acompanhando a programação de atividades, as escolas abrirão um espaço para abordagem e debate dos casos de crianças desaparecidas no estado.

De acordo com a coordenadora, os resultados das primeiras edições foram positivos, pois mantiveram a proximidade dos pais junto aos filhos na escola durante todo ano letivo. A proposta é apresentar aos pais os colegiados das unidades de ensino para que os Conselhos de Escola, as Associações de Pais e Mestres e os Grêmios Estudantis possam se fortalecer com a participação da comunidade.

A escola Álvaro Guião é uma das participantes do evento e apresentará uma programação cultural com orquestra de violino, peça teatral e palestra com a historiadora Maria Christina Pirolla, além de um café comunitário a todos os participantes.

Além de São Carlos, as escolas da região monitoradas pela Diretoria de Ensino da cidade também participaram do evento, oferecendo as atividades à comunidade, como o distrito de Santa Eudóxia e os municípios de Descalvado, Ibaté, Ribeirão Bonito, Corumbataí.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x