Ibaté

Etec celebra legado de Paulo Freire

Reprodução/Site/ETEC Ibaté

A Escola Técnica Estadual – Etec de Ibaté se prepara para uma semana efervescente de aprendizado, cultura e engajamento cívico com a realização da Semana Paulo Freire 2025, que acontecerá entre os dias 19 e 23 de maio. Inspirado nas diretrizes do Centro Paula Souza e com o entusiasmo da equipe gestora, professores, funcionários e, principalmente, dos estudantes, o evento busca homenagear o Patrono da Educação Brasileira, Paulo Reglus Neves Freire, e disseminar seu pensamento crítico e libertador.

A iniciativa parte do entendimento de que a educação transcende a mera transmissão de conteúdo, abraçando o diálogo e a troca de saberes como pilares para a construção do conhecimento. “A Semana Paulo Freire é um convite à reflexão e à ação,” afirma o Prof. Dr. Plínio Gabriel João, Diretor da Etec de Ibaté. “É o momento em que reacendemos a chama da curiosidade em nossos estudantes, incentivando-os a questionar, a criar e a transformar a realidade, assim como Freire nos ensinou. Queremos que cada atividade seja uma ponte entre o conhecimento formal e as vivências de nossa comunidade, construindo juntos uma educação verdadeiramente significativa e emancipatadora.”

A programação foi cuidadosamente elaborada para contemplar os alunos dos períodos diurno e noturno, com uma vasta gama de atividades que promovem a interação, a criatividade e a solidariedade.

Manhãs e Tardes de Efervescência Criativa e Intelectual

Durante o período diurno, os corredores, salas, laboratórios, pátio e quadra da Etec se transformarão em palcos de aprendizado dinâmico. A programação inclui:

Ações de Impacto: Destaque para a Ação Social com arrecadação de materiais para a Casa do Idoso de Ibaté (entregas até 16/05) e a criação da “Parede da Sala” com o tema “Semana Paulo Freire e Educação”.

Expressão e Criatividade: Concursos de Conto/Crônica e Desenho sobre “Educação e Competências Socioemocionais”, apresentação de Grito de Guerra, produção de vídeos como “Lembranças com Sabor” (culinária) e “Por que Estudar na ETEC?”.

Desafios Lúdicos e Intelectuais: Na biblioteca, campeonatos de Xadrez, Sudoku, UNO e Damas testarão o raciocínio estratégico. No laboratório de química, a “Torre de Espaguete” desafiará a engenhosidade. No pátio, a diversão continua com “Cabo de Guerra Eletrostático”, apresentações de “Cover”, “Trote Artístico Reciclável”, “Soletrando” (Português e Inglês) e o clássico “Torta na Cara”.

Esporte e Integração: A quadra será palco de emocionantes disputas de Queimada, Vôlei, Jogo da Velha Humano e Cabo de Guerra.

Palestras e Salas Temáticas: Diariamente, das 8h às 12h, salas temáticas abordarão assuntos como Acesso à Educação, Vida na Cidade, Transporte por Aplicativo, Questões Raciais e Povos Tradicionais. À tarde, palestras e cine debates discutirão Saúde Mental, Mídias Sociais, Cidades do Futuro, além de um Show de Talentos e a divulgação dos vídeos produzidos.

Noites de Conhecimento, Carreira e Celebração

Para os alunos dos cursos técnicos noturnos, a Semana Paulo Freire também reserva uma programação especial e enriquecedora:

Segunda-feira (19): Abertura com a palestra magna “Educar para libertar” pela Profa. Dra. Maria Beatriz Loureiro de Oliveira, seguida de um Talk Motivacional sobre sonhos e carreiras.

Terça-feira (20): Minicurso de Marketing Digital com a equipe do “SANCA POR AÍ”, Feira de Profissões UNIARA (1ª parte) e Minicurso sobre Direito Digital e Inteligência Artificial com a Dra. Cynthia D’Paula.

Quarta-feira (21): Continuação da Feira de Profissões UNIARA (2ª parte), apresentando diversas opções de cursos superiores.

Quinta-feira (22): Oficina de Teatro, proporcionando uma vivência prática com jogos e dinâmicas teatrais.

Sexta-feira (23): Um grande Jantar Dançante encerrará a semana, promovendo a integração com as famílias e contando com show de Rafa Custódio, além de apresentações de alunos e professores.

Paralelamente, de 19 a 22 de maio, ocorrerá uma Gincana Profissional com desafios interativos como Quiz Profissional, Ação Social, Desafio Canvas, Vídeo Institucional e Ideiathon, além de um animado Campeonato de Vôlei.

A inspiração para tanta efervescência vem diretamente do homenageado: “Não haveria criatividade sem a curiosidade que nos move e que nos põe pacientemente impacientes diante do mundo que não fizemos, acrescentando a ele algo que fazemos”, como sabiamente nos lembra Paulo Freire em “Pedagogia da Autonomia”.

A Semana Paulo Freire na Etec de Ibaté promete ser mais do que um evento acadêmico; será uma celebração da educação como ferramenta de transformação social, reforçando o compromisso da instituição com um ensino que liberta, engaja e inspira. A cobertura fotográfica do evento promete registrar os melhores momentos desta semana inspiradora, que certamente ficará na memória de toda a comunidade escolar. Para conferir a programação completa e não perder nenhum detalhe, visite o site oficial da Etec de Ibaté e siga nossas redes sociais!

Compartilhe:

Recomendamos para você

Ibaté
Ação educativa para conscientizar população sobre riscos de incêndios percorre ruas, com blitz e distribuição de material informativo
Há 2 horas
Jardim Tangará/Transporte Coletivo
A Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade […]
Há 6 horas
Fechamento total dos dois locais deve durar entre 60 e 90 dias e será necessário para alargamento da rodovia sobre os viadutos
Há 11 horas
plugins premium WordPress