17 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Etec promove Conferência das Crianças do Mundo com a Imprensa

Etec promove Conferência das Crianças do Mundo com a Imprensa

14/10/2013 22h01 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Etec promove Conferência das Crianças do Mundo com a Imprensa

Os projetos Nova Canudos e Olympe de Gouges, da Escola Técnica Estadual (Etec) Paulino Botelho organizaram a Conferência das Crianças do Mundo com a Imprensa, realizada ontem na USP de São Carlos.

 

O evento é uma ação global do programa Prêmio das Crianças do Mundo, e promoveu um debate sobre comércio sexual, violência doméstica e os direitos das meninas.  

A pedagoga Flávia Costa, compareceu como representante da deputada federal Jô Moraes (PCdoB), e discutiu a Lei Maria da Penha e as seguridades que a legislação dá às mulheres, às crianças e adolescentes.

Outro objetivo da sua participação, ela explica, foi o de partilhar a experiência da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) contra a violência à mulher, cuja relatora foi a deputada Jô Moraes.

Segundo ela, o grande desafio da política é falar para o que chamou de renovação: “E o processo de renovação de uma sociedade é a juventude”, afirma a pedagoga, que também milita junto às causas da mulher e da igualdade racial.

Cristiane Sampaio, coordenadora no Brasil do Prêmio das Crianças do Mundo, explica que é uma prêmiação de educação e comunicação que busca difundir entre o público infanto-juvenil conhecimentos sobre os direitos da criança e do adolescente: “Acreditamos que é a partir desse conhecimento que se forma cidadãos”, afirma.

Segundo ela, os laços do Prêmio com a Etec Paulino Botelho se fortaleceram a partir do projeto Político ou Idiota?, criado e desenvolvido pela professora Evelyn Caroline de Mello, que durante o evento recebeu o certificado de Amigo Adulto da Criança e do Adolescente: “Fico feliz com esse resultado, mas fico mais feliz em ver a casa cheia, a realização do projeto”. Para ela, o título é menor do que o alcance da proposta, que chama de “eco dos jovens falando sobre direitos”.

Segundo a professora, participam desses projetos da Etec cerca de 320 adolescentes de segundos e terceiros anos do ensino médio. Do evento, realizado no auditório Sérgio Mascarenhas, no Instituto de Física da USP, participaram cerca de 220 pessoas.

 

OS PROJETOS

O Nova Canudos e o Olympe de Gouges são grupos de defesa dos direitos da infância e da juventude. Organizado em coletivos instituídos pelos próprios jovens, visam “uma atuação política e cidadã no município”.

Os grupos são frutos do projeto Político ou Idiota?, implantado em 2011 na Etec em parceria com o Prêmio das Crianças do Mundo no Brasil.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x