Evento na USP discute Sustentabilidade
Em sua terceira edição, Semana SusIE (Sustentabilidade, Inovação e Empreendedorismo), que começou na última segunda, segue promovendo, no campus I da USP, palestras, oficinas e debates até a próxima sexta, 13.
Segundo a coordenação do Clube do Empreendedorismo, responsável pela SusIE, o conjunto de eventos tem como objetivo impactar profundamente a comunidade empreendedora de São Carlos, oferecendo um olhar mais dinâmico e atraente desse tema, trazendo novos conceitos, ideias e fortalecendo seus membros.
A Semana busca também, proporcionar contatos entre empreendedores que já estejam ou não no mercado, e tem como público alvo jovens universitários, incluindo graduandos, pós-graduandos e recém formados, além de pessoas que já empreendam ou tenham interesse em empreender.
OFICINA
Na tarde desta terça-feira, a reportagem acompanhou a oficina Marketing para Novos Negócios, que integrou o quadro de atividades da semana, e foi ministrada pelo Serviço Brasileiro de Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Durante a oficina, dividida entre uma pequena palestra e uma atividade em grupo, os participantes (em sua maioria estudantes da USP e da UFSCar) entraram em contato com conceitos e ferramentas de marketing e foram convidados a refletir e a planejar estratégias de inserção de 4 diferentes tipos de empresas em um determinado mercado.
“Um dos principais desafios de quem monta uma empresa é o de aproximar o projeto da empresa daquilo que o cliente quer”, afirma Theodoro Monteleone, coordenador da SusIE.
Ele explica que um dos objetivos da Semana é o de apresentar aos interessados no tema empreendedorismo diferentes perspectivas sobre o assunto: “Temos problemas de vários tamanhos e precisamos de soluções também de vários tamanhos”, afirmou Theodoro.
Como exemplo, Renan Madri, presidente do Clube do Empreendedorismo, cita duas visões diferentes apresentadas nas palestras de abertura, realizadas no dia 9: “Um palestrante defendia que as empresas deveriam pensar grande e tornar-se globais. Já o outro argumentou que o que move a economia não são apenas as empresas grandes, mas empresas pequenas inovadoras”, explicou Renan.
Mais informações pelo site http://clubedeempreendedorismosc.org/