30 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Falta da faixa pedestre na Alfredo Maffei traz riscos à população

Falta da faixa pedestre na Alfredo Maffei traz riscos à população

23/05/2013 11h28 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Falta da faixa pedestre na Alfredo Maffei traz riscos à população

A mudança recente realizada pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito na avenida Comendador Alfredo Maffei, no cruzamento com a rua Riachuelo, favoreceu o tráfego dos veículos, mas desfavoreceu a passagem de pedestres.

 

Os moradores próximos ao local, principalmente idosos, relatam que as alterações nas vias e a ausência de faixas de pedestres dificultaram a travessia com segurança de pessoas de um ponto a outro da avenida no cruzamento com a rua Riachuelo. “Há muita dificuldade e insegurança aos pedestres, não só idosos, para atravessar a via durante todo dia, por causa da velocidade com que os veículos surgem no cruzamento”, aposentada Mércia Pasqualino, de 70 anos.

Passando pelo local, é possível ver que abaixo dos semáforos da avenida Alfredo Maffei, nos dois sentidos, não foi implantada a faixa de pedestre após as mudanças no trânsito; a sinalização é importante e necessária para a segurança dos pedestres.

O engenheiro civil e supervisor de unidade, Ilson Aparecido Bogni, comenta que avenida é uma via arterial com a velocidade permitida de 60 km/h, sendo assim, obriga-se o pedestre a fazer a travessia apenas em lugares mais apropriados e com tempo hábil de passagem, evitando os cruzamentos e rotatórias.

Segundo Bogni, no momento, nenhum dos sentidos do cruzamento favorece uma travessia segura. “A faixa não foi reposta neste ponto da avenida por não oferecer segurança na travessia de pedestre. O recomendando é que os pedestres caminhem mais adiante ou antecipem a travessia fora do cruzamento”, explica.

O engenheiro ainda diz que as mudanças proporcionaram a melhoria do trânsito no local, mas que outras alterações estão previstas na região para otimizar os resultados e oferecer mais facilidade e segurança ao pedestre.

As mudanças que Bogni se refere modificarão o sentido da avenida Comendador Alfredo Maffei, hoje Centro-shopping e shopping-Centro. A alteração será no trecho entre as ruas Treze de Maio e Riachuelo para que ela tenha apenas o sentido Centro-shopping; os motoristas que vierem no sentido contrário, terão que desviar pelo rua Riachuelo e optar pela conversão à esquerda na rua Treze de Maio, para chegar ao Centro.

“Após as mudanças, o pedestre terá segurança para travessia do cruzamento, favorecidos pela anulação de um dos sentidos da avenida e os intervalos de parada pelo semáforo veicular”, destaca Bogni.

Uma outra opção também será oferecida em breve aos motoristas, neste caso, a rua Geminiano Costa também sofrerá alterações no sentido, tornando-se apenas bairro-Centro. Desta forma, após as mudanças na avenida Alfredo Maffei, o motorista que estiver no sentindo shopping-Centro terá que obrigatoriamente entrar na rua Riachuelo e optar pelas rua Treze de Maio e Geminiano Costa para chegar ao Centro, próximo ao Mercado Municipal.

 

Retirada de faixas de pedestres e semáforos não favorece pedestre

O professor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), Renato Anelli, diz que todos os manuais técnicos recomendam que a prioridade dentro de um projeto de mobilidade urbana deva ser dada aos elementos mais vulneráveis que consistem o sistema sendo elencado respectivamente como: pedestres, ciclistas, transporte público e depois veículos.

“Infelizmente não é isso que vemos atualmente no sistema viário da cidade, que vive já alguns anos o retrocesso as prioridade do trânsito, onde o beneficiamento de veículos vem à frente dos pedestres”, comenta o professor.

Ele ainda completa que as mudanças no trânsito são geridas pelo improviso para priorizar a fluidez dos veículos. “Em nenhum lugar, a retirada dos faixas de pedestres e semáforos irá contribuir para a passagem de pedestres”, ressalta Anelli.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x