Família pagará transporte do corpo de adestrador de cavalos ao Brasil
O corpo do adestrador de cavalos Gener Diego da Graça, que morreu afogado durante uma apresentação no dia 28 de março em Mountain Springs, no estado do Texas, nos Estados Unidos, chegará ao Brasil no próximo sábado (6). O rapaz de 23 anos era de Descalvado (SP) e a família vai pagar cerca de R$ 30 mil para o traslado.
De acordo com o irmão de Gener, Marcus Vinícius da Graça, o corpo deve chegar ao aeroporto de Guarulhos na tarde de sábado. A esposa da vítima, que também estava nos EUA, também virá no voo. “A liberação no aeroporto deve levar cerca de cinco horas. Ele deve chegar em Descalvado no fim da noite ou início da madrugada de domingo”, explicou. Ainda não há previsão para o horário do sepultamento.
Apesar dos parentes terem buscado apoio da Embaixada Brasileira nos EUA e do Itamaraty, nenhuma ajuda financeira para o transporte do corpo foi recebida. Segundo Marcus, o valor foi levantado pela própria família.
O Itamaraty afirmou que não existe uma dotação orçamentária para o traslado de corpos do exterior para o Brasil. O Ministério das Relações Exteriores também informou que só há atuação consular se houver ocorrência policial. “Disseram que só poderiam providenciar um enterro simples no Estados Unidos”, afirmou.
Afogamento – Gener morreu na noite de quinta-feira (28) quando fazia uma apresentação com cavalo. Segundo o irmão, uma das provas era realizada em um rio dentro do haras. O cavalo se assustou e arremessou o adestrador na água. Como não sabia nadar, ele foi levado pela correnteza e se afogou.
O amigo e dono do centro de treinamento onde Gener trabalhava no Brasil, Gildo Vendrami, explicou que esse tipo de circuito não era o mesmo tipo de trabalho que ele fazia. “Aqui seria uma competição de apartação, seria em uma pista de metragem curta, de 30 por 40, de areia fofa. Super diferente”, disse.