15 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Feira de Profissões apresenta cursos da USP

Feira de Profissões apresenta cursos da USP

Estudante teve acesso a vídeos sobre cursos, carreiras, formas de ingresso e políticas de permanência estudantil

07/09/2020 10h23 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Feira de Profissões apresenta cursos da USP Foto: Reprodução

Os estudantes de ensino médio e de cursos preparatórios para o vestibular puderam conhecer os mais de 180 cursos de graduação da USP. A primeira edição virtual da Feira USP e as Profissões começou no dia 3 de setembro, com a expectativa de atrair 500 mil estudantes.

“Além de mostrar um pouco dos cursos que oferecemos, a Feira é uma oportunidade para mostrar o que é Universidade para os nossos futuros estudantes e a importância da educação para a formação de nossos líderes e para o desenvolvimento sólido e sustentável de toda a sociedade”, afirmou o reitor Vahan Agopyan, na cerimônia de abertura da Feira.

Nesses dias, o estudante teve acesso a vídeos sobre cursos, carreiras, formas de ingresso e políticas de permanência estudantil, além de uma programação com mais de 1 mil atrações como lives, bate-papos, exposições, passeios virtuais e testes de orientação vocacional.

“Nesse momento de grandes desafios pessoais e profissionais, a USP não deixou de trabalhar e pensar no aluno, abrindo uma oportunidade não só para os jovens do Estado de São Paulo, mas de todo o Brasil, conhecer um pouco da nossa Universidade e suas contribuições”, afirmou a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado.

O pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat, também participou da cerimônia de abertura e apresentou as ações da Universidade para estimular o ingresso de alunos oriundos das escolas públicas – como o Programa Vem pra USP e a isenção de taxas de inscrição da Fuvest – e lembrou que em 2021, 50% das vagas do vestibular são destinadas a alunos oriundos das escolas públicas.

“O ano de 2020 não é um ano perdido, é um ano diferente, um ano de grandes desafios que nos obrigou a se adaptar e a acelerar mudanças. Os candidatos do próximo vestibular não enfrentarão mais ou menos dificuldades que os candidatos de anos anteriores, apenas outros tipos de dificuldades. Por isso, aproveitem, estudem. Espero encontrá-los em meados de março, quando começaremos o ano letivo de 2021”, reforçou o reitor Vahan Agopyan.

Educação e Desenvolvimento

A importância da educação profissional para o desenvolvimento tanto pessoal quanto de toda a sociedade foi ressaltada pela presença da secretária Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Patricia Ellen da Silva, e da secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, ambas ex-alunas da Universidade.

“Essa é uma edição revolucionária da feira que há 19 anos tem fornecido informações e inspirado jovens que estão em busca de um futuro profissional. A pandemia está acelerando um processo de transformação das profissões, mudando a maneira como trabalhamos, por exemplo, o home office que era uma tendência, virou a regra, assim como a adoção de novas tecnologias. Então, agora temos a oportunidade para transformar as profissões, é um momento de empreendedorismo, de inovação, de criar o mundo pós-pandemia”, explicou Patricia Ellen.

Para a secretária municipal Aline Cardoso, “os estudantes vivem o difícil momento da escolha da profissão. Meu conselho é que vocês reflitam sobre as transformações, avaliem as oportunidades e descubram onde há mais chances para se desenvolver e ser feliz”.

Aline também reforçou a necessidade de continuar sempre adquirindo conhecimento e se renovando. “A universidade dá o conhecimento técnico, o pilar central da vida profissional, mas o resto é com cada um”, afirmou.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x