16 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Fórum promove palestra sobre comunidades de aprendizagem

Fórum promove palestra sobre comunidades de aprendizagem

17/04/2014 13h25 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Fórum promove palestra sobre comunidades de aprendizagem

Na próxima terça-feira, 22, o Programa Instituto Direito à Cidade promove a palestra “A Universidade e a esfera da extensão: o projeto comunidades de aprendizagem”, com participação de Roseli Rodrigues de Mello, professora do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O evento, que faz parte do Fórum Instituto Direito à Cidade, tem início às 17h45, no Auditório 1 da Biblioteca Comunitária (BCo), localizada na área Norte do Campus São Carlos da Instituição.

 

Desde 1992 na UFSCar, a palestrante desta terça é mestre e doutora em Educação e atua na Licenciatura em Pedagogia e na Pós-Graduação em Educação. Ela é a fundadora e atual coordenadora do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (Niase), criado em 2002 com o objetivo de identificar fatores transformadores e exclusores que ocorrem em diferentes espaços de Educação, além de cooperar com os grupos que produzem as práticas sociais e educativas potencializando aspectos transformadores e transformando os exclusores. Roseli Mello também é pesquisadora do Centro Especial de Investigação em Teorias e Práticas Superadoras de Desigualdades (CREA), da Universidade de Barcelona, onde desenvolveu pós-doutorado em Sociologia e Educação entre os anos de 2001 e 2002.

O Fórum consiste num ciclo de palestras e debates promovido pelo Programa, que é vinculado ao Programa de Extensão Universitária (ProExt) do Ministério da Educação (MEC). Na UFSCar, a proposta é coordenada por Luiz Antonio Falcoski, professor do Departamento de Engenharia Civil (DECiv), com gestão institucional da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) e participação de onze núcleos temáticos de Ensino, Pesquisa e Extensão dos centros de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET), de Educação e Ciências Humanas (CECH) e de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Também conta com a parceria de dois núcleos da Unesp de Araraquara, um na área de Economia e outro na área de Administração Pública.

A organização do evento está sendo conduzida no âmbito da Atividade de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (Aciepe) Construindo o Direito à Cidade, que tem como objetivo proporcionar diálogos e reflexões sobre atitudes e experiências empíricas de instituições, organizações, grupos, representações sociais e cidadãos nas mais diversas esferas que constituem o espaço da cidade.

Na programação do Fórum ainda estão previstas palestras no dia 29 de abril, às 17h30, no Auditório 3 da BCo, com o pesquisador Benedito Tadeu de Oliveira, da Fundação Osvaldo Cruz de Belo Horizonte, com o tema “Cidade e desenvolvimento: patrimônio material e imaterial”; no dia 13 de maio, às 17h30, no Auditório do CCT, Margareth Uemura, do Instituto Pólis, fala sobre “Governança e Patrimônio dos cidadãos”, e Renato Cymbalista, também do Instituto Pólis (participação a ser confirmada) discorre sobre “Memórias e Consciências Urbanas”; e no dia 3 de junho, às 16 horas, no Teatro Universitário Florestan Fernandes, integrando a programação da Jornada do Meio Ambiente, com o tema “Direito à cidade e ética ecológica” e participação de Henri Acselrad, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Observatório das Metrópoles.

 

Mais informações sobre os eventos podem ser obtidas pelos telefones (16) 3351-8702 e 3351-9304, pelo email [email protected] ou na página do grupo no Facebook, em facebook.com/observatorioculturaecidade. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x