11 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Grupo Teatral Preto no Branco promove ações lúdicas e de conscientização no Dia Mundial de Higienização das Mãos

Grupo Teatral Preto no Branco promove ações lúdicas e de conscientização no Dia Mundial de Higienização das Mãos

07/05/2017 06h34 - Atualizado há 7 anos Publicado por: Redação
Grupo Teatral Preto no Branco promove ações lúdicas e de conscientização no Dia Mundial de Higienização das Mãos

Pode parecer um ato simples, mas a higienização das mãos é a ação mais eficiente para o controle de infecções e prevenção da transmissão de germes. Dados da Organização Mundial de Saúde mostram que as infecções relacionadas à saúde têm impactos em pacientes e no sistema de saúde no mundo todo. Nos países em desenvolvimento, as infecções representam de 5% a 10% das internações; nos países em desenvolvimento, esse número é de 2 a 20 vezes superior.

No dia 5 de maio comemorou-se o Dia Mundial da Higienização das Mãos. A data foi marcada por ações voltadas para a conscientização de profissionais de saúde, governantes, administradores hospitalares e população em geral sobre a importância do procedimento para a promoção da saúde.

A Santa Casa promoveu essa conscientização com o Grupo Teatral Preto no Branco, que de forma lúdica, orienta pacientes, médicos e acompanhantes sobre a importância de se manter as mãos higienizadas, principalmente no ambiente hospitalar. “Se não higienizarmos bem as mãos, passamos micro-organismos para pacientes e outras pessoas”, disse Josélia Baptista de Jesus, enfermeira coordenadora do Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Saúde  da Santa Casa.

Ela explica que as microbiotas, ou os micro-organismos que se encontram na parte externa da pele, são classificados em transitórios e resistentes. Os transitórios são os mais fáceis de transmissão. “E a transmissão ocorre por contato, por isso é importante a higienização das mãos a cada 20 minutos ou em cada intervenção. O paciente também é responsável pelo cuidado, observando se o profissional higienizou as mãos. O acompanhante precisa da mesma observação, uma vez que o paciente já está susceptível a infecções”, destaca.

Quando devo higienizar as mãos?

Lavar as mãos deve fazer parte da rotina de todos, especialmente nas seguintes ocasiões:

– Antes de comer ou manusear alimentos;

– Após ter utilizado as instalações sanitárias;

– Após assoar o nariz, tossir ou espirrar;

– Antes de efetuar qualquer ação que inclua o contato com mucosas corporais (por exemplo, colocar ou retirar lentes de contato);

– Após tocar animais ou seus dejetos;

– Após manusear resíduos (por exemplo, lixo doméstico);

– Após usar transportes públicos;

– Antes e após tocar doentes ou feridas (cortes, arranhões, queimaduras, etc.);

– Antes e após uma visita a um doente internado (hospital ou outra instituição).

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x