10 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Ibaté: Estiagem diminui proliferação do mosquito da dengue

Ibaté: Estiagem diminui proliferação do mosquito da dengue

01/03/2014 12h21 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Ibaté: Estiagem diminui proliferação do mosquito da dengue

O município de Ibaté registrou em 2014 cinco casos suspeitos de dengue, sendo que três já foram negativos, e dois aguardam resultado para os próximos dias. Na estiagem é mais difícil ter locais com água parada, e a preocupação é com o período das chuvas e altas temperaturas, o que propicia surgimento de criadouros favorecendo a procriação dos mosquitos, consequentemente o aumento do número de casos que possam ser positivos.

 

A Prefeitura de Ibaté, através da Vigilância Epidemiológica e Controle de Vetores está alerta para a possibilidade do aumento do número de casos, tendo em vista demais municípios da região que estão com sérios problemas com epidemias.  Estão sendo realizados bloqueios de controle de criadouros nos bairros de todos os casos suspeitos, e com auxilio dos agentes comunitários de saúde estão sendo realizadas atividades de orientações casa a casa.

Elaborado pela Vigilância Epidemiológica e aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde o “Plano de Contingência para Enfrentamento de Epidemias de Dengue” tem intuito de prevenir epidemia e evitar a ocorrência de óbitos por dengue, entre outras ações.

De acordo com Luiz Henrique, assessor de Saúde, e Francisca, enfermeira da Vigilância, o município está controlado, mas existe uma grande preocupação com os próximos meses devido o período de chuva e o aumento significativo dos casos na região.

O Departamento Municipal de Saúde está organizando mais uma capacitação para todos os Profissionais de Saúde da Atenção Básica e Especializada no manejo clínico para os cuidados com a dengue, preparando-os para sinais de alertas e detecção precoce dos casos suspeitos.

 “A cidade está empenhada em auxiliar nas ações de combate e controle, trabalhando em conjunto com a equipe para que o município não venha sofrer com a doença. Já providenciamos mais um veículo para a Vigilância Epidemiológica, reposição da equipe entre outras ações”, acrescentou a prefeita Lú Spilla.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x