11 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Ibaté inicia campanha para combater doenças respiratórias

Ibaté inicia campanha para combater doenças respiratórias

22/02/2014 12h37 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Ibaté inicia campanha para combater doenças respiratórias

De modo bem simples podemos considerar doenças respiratórias como todas as enfermidades que afetam o sistema respiratório, ou seja, nariz, boca, garganta, faringe, laringe, traquéia e pulmões, e com o aumento excessivo do calor o jeito é partir para o uso de ventiladores, ar condicionados, circuladores, umidificadores de ar, enfim, tudo que possa diminuir a sensação térmica, e com isso começa aparecer o problemas respiratórios, como bronquite, sinusite, pneumonia, entre outros.

 

Para que esses problemas diminuam a Vigilância Epidemiológica Municipal de Ibaté em parceria com o Departamento Municipal de Saúde e Atenção Básica, promoverá de 24 de Fevereiro a 15 de Março a “Campanha de Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios” que ocorrerá em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) de segunda á sexta-feira entre ás 7 da manhã e ás 5 da tarde.

O evento tem como objetivo principal descobrir, tratar e curar precocemente os problemas respiratórios em geral, principalmente a Tuberculose que tem como sintoma a tosse prolongada, cansaço, emagrecimento, febre e sudorese noturna.

Considerada hoje, a Tuberculose é um dos principais motivos de saúde pública e que atinge milhares de pessoas no Brasil e no mundo.

No período da campanha haverá uma mobilização com palestra em sala de espera para que possa ser mostrado á importância desta doença tão perigosa e como fazermos para prevenir.

O mais importante é saber que se você estiver com tosse a mais de três semanas ininterruptas, seja ela seca ou com secreção deve procurar um posto de saúde mais próximo.

Além do atendimento na UBS, as equipes serão intensificadas para que compareçam nas residências onde existem aqueles pacientes que fazem parte do Programa de Saúde da Família, nas escolas do município serão ministradas palestras e a distribuição de folhetos que possam informar de maneira correta de como se prevenir ou se tratar da Tuberculose, além do questionário que as crianças levaram pra casa para poderem identificar caso haja alguém na família com este problema.

Para a enfermeira da Vigilância Epidemiológica Francisca E.R.de França, “A prevenção é melhor do que o curativo, portanto o importante é aderir a esta campanha, pois, a pessoa não tem noção da gravidade e da existência da Tuberculose, por ela ter sido uma doença descriminada no passado ninguém da muita atenção, mas ela pode levar a morte”.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x