4 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Inverno deve ser de temperaturas amenas em São Carlos

Inverno deve ser de temperaturas amenas em São Carlos

21/06/2013 11h03 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Inverno deve ser de temperaturas amenas em São Carlos

Começou oficialmente nesta sexta-feira, 21, exatamente às 2h04, horário de Brasília, o inverno de 2013 em todo o Hemisfério Sul. A estação, na teoria, é a mais seca e a mais fria em quase todo o Brasil. Neste momento, o Hemisfério Sul recebe a menor quantidade de energia solar e marca o dia mais curto do ano, chamado de solstício de inverno. Enquanto isso, o Hemisfério Norte recebe a maior quantidade de energia do Sol e terá e o dia mais longo.

 

De acordo com o chefe da Defesa Civil de São Carlos, Pedro Caballero, o inverno em São Carlos não começa com muitas chuvas. Ele afirma que existe a possibilidade de chuvas na segunda e terça-feira da próxima semana. “Existe uma possibilidade de pancadas de chuva no domingo, porém uma frente fria chega na segunda, com chuvas”.

Caballero informa que existe a previsão de estiagem para os próximos meses. “A previsão é que ocorra uma estiagem durante três meses com temperaturas amenas e baixas, retornando o clima tropical em meados de outubro e novembro”, revela.

Em sua observação, Caballero aponta que no ano passado, no mês de junho, choveu 117 mm, já neste ano, até o momento, choveu apenas 22 mm. “Nós tínhamos um efeito El Niño que este ano está fraco. Não se sabe exatamente se haverá seca prolongada na região, porém é possível dizer que teremos nos próximos três meses uma média de 30 mm por mês de chuvas, um número baixo, porém não chega a ser um estado crítico”, relata o chefe da Defesa Civil.

As temperaturas, segundo Caballero, devem ser amenas na maior parte do inverno. “A tendência é baixar a temperatura com a baixa umidade, porém será um frio ameno com alguns picos de baixas temperaturas”.

A estação acabará no dia 22 de setembro, exatamente às 17h44min, horário de Brasília.

 

Inverno no Brasil

De acordo com a Climatempo, empresa privada de meteorologia do país, a nova estação terá chuvas irregulares, registro de queimadas e baixa umidade.

O mês de julho será de muitas frentes frias chegando ao país, mas poucas delas avançam efetivamente. O sistema mais forte passará por volta dos dias 10 a 12 e apenas mais duas frentes frias devem trazer frio até o Sudeste, Centro-Oeste e sul da Amazônia. O frio mais intenso ficará no Sul do Brasil.

Em agosto, cinco frentes frias chegam ao Brasil. Três delas, na primeira quinzena, chegam ao Sudeste do Brasil, mas a expectativa é de pouca chuva, sem frio intenso também. Cinco massas polares chegam ao país e provocam geada no Sul. Pode ocorrer precipitação de neve no começo do mês. No final do mês, queda de temperatura no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Agosto é o mês mais seco na maior parte do Brasil.

Setembro é de tempo seco e quente em quase todo o Brasil. Cinco frentes frias chegam ao país, mas apenas duas avançam até o Sudeste. Seis massas polares ainda chegam ao país, mas não avançam além do Sul. Ar seco favorece a proliferação das queimadas no Centro do Brasil.

“Em resumo, devemos ter um inverno ameno, com um pouco mais de frio no Sul (mesmo assim sem grandes eventos longos ou extremos). De forma geral a chuva será irregular e teremos mais calor do que o normal. Devemos ter vários registros de baixíssima umidade no Brasil Central e proliferação das queimadas a partir de agosto”, comenta Alexandre Nascimento, meteorologista da Climatempo.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x