8 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Italianos buscam parcerias científico-tecnológicas são-carlenses

Italianos buscam parcerias científico-tecnológicas são-carlenses

22/11/2012 10h37 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Italianos buscam parcerias científico-tecnológicas são-carlenses

Com caráter internacional e inovador, o seminário Ítalo Brasileiro de Ciência, Tecnologia e Inovação, acontece na Universidade de São Paulo (USP) com a presença de grandes nomes científicos das Universidades brasileiras, empresários e do presidente da câmara Italo-brasileira Edoardo Pollastri. O evento começou nesta quarta-feira, 21, e termina nesta quinta-feira, 22, no anfiteatro Sério Mascarenhas, no Instituto de Física da USP. Portanto, quem tiver interesse em participar ainda dá tempo.

Edoardo Pollastri, Presidente da Câmara Italo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura – SP e Senador da Itália, 2006 a 2008, acredita no potencial de inovação tecnológica do Brasil, sobretudo de São Carlos e quer dar sua contribuição para esse desenvolvimento. Ele ressalta que a relação entre os países, não é apenas uma benfeitoria ao Brasil com avanços tecnológicos, mas para a Itália é fundamental essa troca também, promovendo um retorno de desenvolvimento. Pollastri metaforiza a relação internacional entre os dois países, onde a Itália é a mãe tecnológica enquanto que o Brasil é seu filho. “Tem um momento na história em que os filhos têm que ajudar a mãe. É um ciclo, e o nosso chegou nesse momento. E para isso quero dar o máximo de contribuição”, afirmando que conhece muito bem, seja a Itália ou o Brasil.

O evento tem o objetivo de aproximar as relações científico-tecnológicas entre o Brasil e a Itália, e para isso pequenos passos tem que serem dados. Vanderlei Salvador Bagnato, professor da USP de São Carlos e coordenador da Agência USP de Inovação, afirma a história do Brasil com outros países e sua importância científica. “A ciência que a gente realiza serve para alimentar o parque industrial local e mundial”.

Bagnato ressalta que um aprimoramento nos setores de tecnologia deve ser feito, envolvendo Universidades e Empresas. “Vivemos um momento único, hoje a Europa é o nosso maior cliente na área de aviação e dos setores de agricultura”.

O coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Materiais em Nanotecnologia (INCTMN), UFSCar e Unesp, Elson Longo, fala sobre a importância do conhecimento italiano que pode ser agregado no Brasil, sobretudo em São Carlos. “Meu avô italiano já falava do conhecimento que a Itália poderia nos trazer, principalmente tecnológico”. E para São Carlos é agregada inovação, gerando empregos, sobretudo na área agrícola com o pólo tecnológica da Embrapa.

 

Programação – A abertura do seminário foi feita pelo professor Bagnato, passando a palavra ao Pollastri, que disse “estou praticamente em casa”, ao referir-se que São Carlos tem 50% de sua origem italiana.

Após abertura, teve uma apresentação teatral e um show de tarantella com crianças são-carlenses para homenagear o presidente da Câmara Ítalo-brasileira.

Ao longo do dia tiveram palestras com especialistas nas áreas tecnológicas das Universidades brasileiras e empresários locais.

Hoje – aos interessados, o evento continuará a partir das 9h no anfiteatro Sério Mascarenhas, no Instituto de Física da USP. O foco será o pólo da agricultura, sobretudo com especialistas da Embrapa debatendo sobre as inovações do agronegócio. As inscrições e contatos podem ser feitos através do site http://cepof.ifsc.usp.br/.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x